segunda-feira, 16 de março de 2009

Classe média matricula filhos em escola pública em busca de diversidade cultural

ANTÔNIO GOIS
da Folha de S.Paulo, no Rio e blog Dom Severino

Para que convivam com alunos de vários níveis socioculturais, pais como a atriz Andréa Beltrão preferem matricular filhos em escoladas da rede pública --principalmente as de padrão alto de aprendizado--, informa reportagem de Antônio Gois publicada na edição desta segunda-feira da Folha de S.Paulo (a íntegra da reportagem está disponível para assinantes do jornal e do UOL).

Dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, do IBGE, tabulados pela Folha, mostram que em 2007 apenas 16% das crianças nas famílias de maior renda (mais de cinco salários mínimos per capita) estudavam em escolas públicas. Em 2001, eram 12%.

Os benefícios da menor desigualdade aparecem também em avaliações nacionais. Cidades do interior do Sul e Sudeste onde há maior presença da classe média na rede pública aparecem com frequência entre as melhores nas avaliações do MEC.

No Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), o melhor desempenho médio dos alunos é encontrado nas cidades do Rio Grande do Sul, onde a distância entre as notas da rede pública e privada é menor.

Nenhum comentário: