Marcos Nogueira
A resistência aumenta...
Quem pensava que com a realização da sessão do TSE que cassou o governador Jackson Lago o povo e a classe política do Maranhão iriam esquecer logo o episódio, caiu literalmente do cavalo. O movimento em defesa do legítimo mandato popular conferido nas urnas a Jackson Lago, cresce a cada dia e até sindicalistas e alguns integrantes do movimento popular maranhense que estavam afastados do governo estadual estão se mobilizando para resistir ao golpe sarneysista.
Dia 31 de março!!
Nenhuma outra data poderia ser melhor escolhida como dia estadual de luta em defesa da democracia e contra o golpismo sarneysista. No próximo dia 31 de março faz exatos 45 anos que os militares deram um golpe no Brasil e derrubaram o governo democrático de João Goulart. Logo depois do golpe o então deputado federal do grupo ”Bossa Nova” da UDN, José Sarney traiu seus companheiros de legenda, a maioria tinha sido cassada, e aderiu com armas e bagagens ao governo do Marechal Castelo Branco.
Retribuindo o favor
No final do ano seguinte, em 1965, para retribuir o favor, Castelo Branco enviou mais de cem militares ao interior do Maranhão para convencer prefeitos e lideranças municipais de que o candidato da “revolução” militar a governador do Maranhão era José Sarney e não Renato Archer, candidato de Vitorino Freire, ou Antônio Eusébio Costa Rodrigues, candidato apoiado pelo então governador Newton Bello.
Sarney na berlinda
A revista Piauí, que está nas bancas desde a semana passada, publicou um ensaio fotográfico imperdível do presidente do Senado, José Sarney, acompanhado de um pequeno texto primoroso que reproduzimos a seguir. O sugestivo título do texto é: “O bigode da modernidade ataca novamente”. O subtítulo é: “As peripécias manhosas do brônzeo estadista que veio do Maranhão e não largou a rapadura”.
Revista Piauí 2
“Com a eleição de José Sarney para presidente do Senado, a política nacional deixou para trás o cabresto e a peixeira e entrou de chofre na modernidade. É tempo de mudança, de fardão farfalhante e bigode engalanado. De união de todos com todos para que os coronéis se dêem bem. Ninguém melhor para encarnar o vagalhão reformista que um nababo peemedebista de alma tucana convertido ao petismo”.
Revista Piauí 3
“Com 78 anos de encarniçada defesa do interesse próprio, e depois de tantas peripécias manhosas em benefício de sua larga grei de agregados, o brônzeo estadista que veio do Maranhão poderia ser tentado a largar a rapadura. Poderia, quem sabe, se refestelar de jaquetão sobre os louros encardidos da glória. Ou dedicar-se a dedilhar a lira e a atirar sonetos fesceninos nas passantes.”
Revista Piauí 4
“Mas, não. A religião do serviço público, o coro de assessores, o clamor do baixo clero e o carrão com chofer falaram mais alto. Antes que se pudesse gritar Cuidado!, lá estava o sagaz acadêmico, flagrado ainda mais uma vez com o bigode na botija, cumprindo na calada da noite o lúbrico dever cívico de zelar para que tudo permaneça para sempre como está.”
E continua a mentira...
É impressionante como o sistema de comunicação da família Sarney mente da maneira mais deslavada possível. O alvo da semana que passou foi a entrega dos primeiros apartamentos do PAC do Rio Anil. Como uma escápula de um apartamento apresentou um defeito e sacou da parede, o jornalão da Avenida Ana Jansen maximizou o ocorrido e tenta passar a idéia de que os apartamentos foram mal construídos, para atingir a imagem do governador Jackson Lago e da secretária Telma Pinheiro.
Estado e União
Outro fato lamentável é que toda a cobertura do Sistema Mirante faz questão de ignorar que as obras do PAC do Rio Anil são financiadas com recursos do governo estadual e do federal. As notícias veiculadas sempre apontam apenas o governo do presidente Lula como único financiador das obras do PAC do Rio Anil. Distorcem as informações, propagam inverdades e manipulam a realidade para tentar queimar a imagem de Jackson e de seus auxiliares.
Candidatíssima
Outra mentira da mais cabeluda veiculada anteontem no jornalão da Avenida Ana Jansen é que a secretária Telma Pinheiro desistiu da disputa de uma vaga na Câmara Federal para disputar uma cadeira na Assembleia Legislativa. Telma tem todo o apoio dos pastores e da comunidade ligada à Assembléia de Deus e é a candidata oficial desta igreja evangélica a deputada federal.
Total apoio
A secretária Telma Pinheiro está muito bem relacionada com os pastores da Assembléia de Deus e seu nome está muito bem situado no rol de candidatos a deputado federal que fazem oposição ao grupo Sarney.
Perguntar não ofende
Por que será que o Estadão timbira quer porque quer criar uma cizânia entre a secretária Telma Pinheiro e a deputada estadual Eliziane Gama? Será que eles pensam que pelo fato de Eliziane ser novata ela vai cair nesta esparrela?
Nenhum comentário:
Postar um comentário