quinta-feira, 19 de março de 2009

Empresa Portuária do Maranhão firma convênio com Agência japonesa

A Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap) assina amanhã, às 10h, convênio com Agência Internacional Japonesa de Cooperação (Jica - Japan International Cooperation Agency) para investimentos nos projetos de expansão do Porto do Itaqui.

A solenidade contará com as presenças do presidente da Emap, Angelo Baptista, representantes da Jica, Taniguchi Eri, Higashihira Nobotu e Julio Akira Inoue, e o secretário de Indústria e Comércio, Júlio Noronha.
“O que mais chama atenção no convênio é o interesse do Japão na expansão do Itaqui, que pode representar a repetição de uma parceria de sucesso entre os governos brasileiro e japonês, que resultou na construção do Porto da Vale em São Luís na década de 80”, ressaltou Angelo Baptista.

A Agência Internacional é um braço do governo japonês que investe em grandes projetos nos países em desenvolvimento. No Itaqui, a parceria está voltada para estudos de viabilidade técnica, econômica e ambiental do projeto de ampliação.

O Porto do Itaqui está se preparando para a implantação de grandes investimentos no Maranhão. Estudos técnicos e operacionais para a construção de novos berços de atracação já estão em andamento. Os investimentos da Jica servirão para complementação desses estudos e a realização de novos, caso necessário.

Concluída a fase inicial de análise da viabilidade econômica e também o projeto de engenharia, será dado início à captação de recursos para financiar as obras de ampliação. Estima-se que este montante dos investimentos na expansão do Porto pode chegar a U$ 1,2 bilhão.

Nenhum comentário: