sexta-feira, 27 de março de 2009

Nelsinho PIquet está confiante para a temporada de 2009

Após sua primeira temporada na Fórmula 1, Nelsinho Piquet se considera um piloto mais maduro, principalmente após as críticas que recebeu no primeiro semestre de 2008. Em entrevista ao GLOBOESPORTE.COM, direto de Melbourne, na Austrália, o brasileiro da Renault afirma que pretende brigar por pódios em 2009.

O brasileiro acha que a Renault está em um patamar melhor do que em 2008, quando o time só se acertou no meio do ano. Nelsinho, no entanto, não ficou surpreso com o desempenho da Brawn GP, que marcou excelentes tempos nos testes de pré-temporada em Barcelona e Jerez de la Frontera, no início de março.

- O desempenho da Brawn não me surpreendeu. Eles vinham desenvolvendo esse carro há quase um ano, desde a época da Honda. Começaram a pensar em um carro adaptado à nova Fórmula 1 muito antes que os outros times. Fizeram um excelente trabalho - diz Nelsinho.

  • Aspas

    Vai ser interessante na primeira corrida ver alguns carros com o Kers e outros sem. Ainda não há um consenso de que isso represente uma vantagem significativa"

GLOBOESPORTE.COM: Como você avalia o desempenho da Renault em relação às outras equipes?

Nelsinho Piquet: A pré-temporada desse ano foi atípica, com tantas novidades testadas ao mesmo tempo. Fiquei feliz com o trabalho que a equipe fez nos testes e espero que tenhamos um carro para andar no pelotão dianteiro desde o princípio, mas isso só os treinos vão começar a revelar.

A Renault pode ganhar corridas este ano? Quais as chances?

Trabalhamos forte na pré-temporada para isso. Particularmente sinto que começamos este ano melhores do que estávamos na mesma época em 2008.

Como foi a adaptação ao carro no novo regulamento?

O carro tem muita coisa nova. Perdemos em downforce por conta das limitações aerodinâmicas, mas a equipe trabalhou bastante para compensar esse problema e os outros times fizeram o mesmo. Tem a questão das asas móveis na frente, que será interessante nas corridas.

Nelsinho testou os slicks na pré-temporada

E os pneus slicks?

Eles não alteram muito o estilo de pilotagem, mas sem dúvida é muito mais divertido guiar com os slicks.

O que achou do Sistema de Recuperação de Energia Cinética (Kers)? No que ele ajuda e no que ele atrapalha? Prefere correr com ou sem ele?
Tive poucos dias de treino e o foco era desenvolver diversos sistemas no carro, não apenas o Kers. Vai ser interessante na primeira corrida ver alguns carros com o sistema e outros sem. Existe um ganho de potência durante alguns segundos por volta com a energia acumulada nas baterias, mas ainda não há um consenso de que isso representa uma vantagem significativa. Prova disso é que algumas equipes vão usar estratégias diferentes nos seus dois carros.

Quais são os pontos do R29 em que a Renault precisa melhorar?
O carro melhorou muito desde o primeiro teste no Algarve até a última sessão, em Jerez. Claro que na Fórmula 1 a evolução é constante e vamos detectar novos pontos a serem trabalhados durante esse GP na Austrália, até porque as equipes treinaram em condições muito diferentes na pré-temporada. Só agora vamos ter uma comparação real das soluções que cada time encontrou para se adaptar às novas regras.

  • Aspas

    Correr ao lado do Fernando é um aprendizado e um desafio. Independente disso, minha meta, claro, é sempre tentar ser o mais rápido. Esse é o objetivo de qualquer piloto, seja no kart, seja na Fórmula 1"

Qual a diferença do Nelsinho de 2009 para o Nelsinho estreante na Fórmula 1 em 2008?
Muita coisa. Agora tenho toda uma temporada de experiência e me sinto mais confiante. Sei de todas as dificuldades, como os poucos dias de treino que tive com pista seca e todas as adaptações que o regulamento desse ano nos impõe, mas estou preparado para dar o melhor de mim o tempo inteiro, tirar o máximo do carro e brigar pontos e pódios ao longo da temporada.

O que você achou do desempenho da Brawn GP nos testes? É fogo de palha ou os resultados são concretos?

O desempenho da Brawn não me surpreendeu, para falar a verdade. Eles vinham desenvolvendo esse carro há quase um ano, desde a época da Honda. Começaram a pensar em um carro adaptado à nova F-1 muito antes que os outros times. Fizeram um excelente trabalho.

Nelsinho diz que a Ferrari tem um bom carro

Quais os favoritos para 2009?
Ainda não dá para apostar em alguém com muita segurança. A Brawn foi muito bem nos testes. A Ferrari também apareceu com um bom carro. A certeza que eu tenho é que a Renault trabalhou muito durante a pré-temporada e queremos ser competitivos também.

Como está sua expectativa para o "duelo" interno com o Fernando Alonso? Acredita que pode superá-lo neste ano?

Correr ao lado do Fernando é um aprendizado e um desafio. Independente disso, minha meta, claro, é sempre tentar ser o mais rápido. Esse é o objetivo de qualquer piloto, seja no kart, seja na Fórmula 1.

Qual é seu principal objetivo na temporada?

O objetivo é tirar o máximo do carro e dar o melhor de mim, o tempo todo. Sinto que teremos condições que brigar pelos pontos desde o início.

Nenhum comentário: