sexta-feira, 13 de março de 2009

O pensamento de Zeca Arouche

“O costume do cachimbo, diz o ditado popular, é que faz a boca torta. De tanto ganhar, o vencedor acaba abrindo a sua guarda e acaba perdendo, só que definitivamente.”

“‘Ganhar sem legitimidade é o mesmo que vencer sem méritos. A vitória só tem sabor, quando ganha de forma legitima e com méritos próprios.”

“O povo brasileiro permanece na ignorância, não é por vontade própria, mas devido a nossa elite política subdesenvolvida que acredita piamente que para ela continuar existindo é preciso que o povo permaneça na ignorância e na miséria.”

“É imperativo que o povo brasileiro aprenda a pensar, desde a sua mais tenra idade, de maneira radical, rigorosa e no seu conjunto - como nos ensina a filosofia.”

“O homem necessita, precisa compreender o seu existir no mundo. Sem uma consciência que lhe permita saber a exata dimensão da sua tragédia existencial, o home nunca será livre.”

“O romantismo é a mais arrematada tolice, porque deixa o homem num estado da mais completa vulnerabilidade.”

“A religião existe como uma forma de dominação pelo medo. O medo fragiliza e torna o homem vulnerável a todo tipo de crendice, daí a sua busca por refúgio.”

Nenhum comentário: