terça-feira, 24 de março de 2009

Para que serve mesmo a Câmara MUnicpal de TImon?

Para que serve mesmo a Câmara Municipal de Timon, alguém poderia me responder? Essa é a pergunta que todo cidadão timonense consciente, vive se fazendo.

Uma Câmara Municipal formada por vaqueiro, tratorista e sacoleiro, não pode mesmo ser levada a sério. Vou logo dizendo, antes de saírem por ai dizendo que eu sou preconceituoso, que não tenho nada contra nenhuma profissão, por mais humilde que ela seja. Agora, não venham me dizer que tratorista, vaqueiro, sacoleiro e pessoas com igual nível de escolaridade têm capacidade para representar um povo, pois eu discordo frontalmente.

Observem bem: quem ouve o vereador e médico Luís Firmino de Sousa Neto, uma exceção naquela casa, usar a tribuna da Câmara ou conceder um entrevista, percebe logo de saída que se trata de alguém com excelente nível intelectual. Mas só o preparo intelectual não basta, embora reconheça que seja muito importante.

Certa vez resolvi assistir a uma sessão dessa "Augusta" casa legislativa, para poder avaliar o preparo intelectual de cada um dos vereadores timonenses. Confesso que não consegui aguentar nem até a metade da sessão, uma vez que os edis presentes aquela reunião só sabiam dizer: "Excelentíssimo senhor presidente, me conceda o direito de falar sentado".

Um outro vereador, passou 15 minutos elogiando o terno verde do seu companheiro, que diga-se de passagem era de péssimo gosto. E pasmem! Esse vereador que bajulava o seu companheiro, é todo metido a importante e vive a jactar-se de ter ser formado em direito. O que não significa grandes coisas, até porque, hoje em dia, qualquer pessoa pode conseguir um diploma de nível superior, bastando apenas ter dinheiro para pagar as mensalidades em dias.

Só para ilustrar tudo isso, vou dar um simples exemplo do que como é hoje o estudo de nível superior no Brasil. Eu tenho um amigo que resolveu fazer um vestibular numa faculdade particular de Teresina. Fez e não conseguiu êxito, mas passado alguns dias ele foi chamado para fazer a sua matrícula. Mas atentem bem para um pequeno detalhe: ele escrevia equipe com K. Eu explico: ele escrevia ekuipe.

Mas tudo isso que disse até aqui, não teria nenhum siginificado, se os vereadores de Timon, sem exceção, tivessem realmente o compromisso de defender os interesses dessa comunidade. O que eles lamentavelmente não tem. Pior do que a falta de preparo intelectual é a falta de compromisso e a vontade zelar pelo interesses daqueles que o elegeram.

Agora mesmo, o Ministério Público em Timon, acaba de denunciar os valores exorbitantes pagos à prefeita e ao seu vice-prefeito. Valores tão absurdos que chegam a agredir as mentes conscientes independentes. E qual foi o vereador que levantou a sua voz em apoio a Dra. Selma Regina Martins? Pelo que estou sabendo, nenhum dos vereadores se manifestou a favor dessa decisão corajosa da promotora. Em Timon, defender os interesses dos mais fracos, como se diz, é malhar em ferro frio.

Nenhum comentário: