quinta-feira, 16 de abril de 2009

Livro revela a face oculta do mito Che Guevara

por Dom Severino

O livro Meu Marido Ernesto Che Guevara, escrito pela ex-esposa de Ernesto Che Guevara, Aleida Marchi, revela o lado sombrio da personalidade desse guerrilheiro mitológico, que se definia como sendo uma "mistura de aventureiro e burguês".

Outra faceta dessa figura meio mística, até bem pouco tempo desconhecida do público, era o seu apego a família, algo que destoa da sua imagem criada como sendo um revolucionário que não tinha nenhum apego a vida, a família, a bens materiais e ao conforto do lar.

No capitulo reservado ao desapego a bens materiais, merece destaque o fato de Che Guevara, andar pelo mundo sempre vestido de uniforme (botas, boina, farda e o seu indefectível charuto), o que aparentemente revelava o seu modo simples de viver, mas ao chegar das longas viagens ao exterior, vinha carregado de presentes caros e luxuosos para a sua esposa e filhos.

Um outro aspecto da vida desse ainda um mito para a esquerda mundial, eram as dificuldades de Ernesto Che Guevara tomar iniciativas com as mulheres. A sua ex-esposa Aleida Marchi, recorda que ele costumava se referir a sua primeira noite com uma mulher como o "assalto a fortaleza".

Esse livro vem ajudar a desmistificar um mito, que com o seu ar de mistério, espírito inflexível e amor a uma causa, acabou se transformando no verdadeiro ícone da esquerda mundial.

Eu recomendo a leitura desse livro.

Pensamento do dia: "Os mitos não sobrevivem e nem resistem a uma investigação rigorosa, radical e profunda." (Dom Severino)

Nenhum comentário: