sexta-feira, 17 de abril de 2009

Ocupação do Palácio dos Leões repercute nacionalmente

Os principais portais de notícias do país repercutem a decisão do ex-governador Jackson Lago (PDT) e de cerca de mil pessoas, segundo a assessoria, em não deixar o Palácio dos Leões, antes dos recursos contra a cassação sejam julgados pelo STF (Supremo Tribunal Federal).

O G1, site de notícias da Globo, destacou em manchete: “Roseana toma posse e Lago se nega a sair da sede do governo”; “Roseana toma posse no Maranhão; Lago diz que só sairá à força da sede do governo”, destaca a Folha Online. O Uol publica: “Jackson Lago diz que só sairá de palácio "pela força"; o portal do Correio Brasiliense também repercute o assunto. “Roseana assume, mas Lago se recusa a deixar Palácio”, publica o Correioweb. O portal do Estadão destaca: “Roseana assume, mas Lago recusa-se a deixar Palácio no Maranhão; militantes do PDT ocupam a sede do governo”.

Além de destacar o assunto, o Uol publica entrevista com Jackson Lago. Na entrevista, ele afirmou que não sairá do local até que a cassação do mandato seja julgada pelo STF (Supremo Tribunal Federal).


UOL publicou entrevista com Jackson Lago

"Daqui só sairemos pela força. Eu permanecerei no palácio até o STF julgar as ações que temos lá ou até a Assembleia Legislativa cumprir a Constituição do Maranhão, que repete a Constituição Nacional, que diz que, havendo vacância no cargo de governador na última metade do governo, a Assembleia deve fazer uma eleição indireta e escolher alguém para completar o mandato", disse Lago.

O governador cassado afirmou, no entanto, que, "se a Assembleia resolver dar posse a quem perdeu a eleição, eu permanecerei resistindo aqui no palácio".

A Folha Online destaca que Jackson Lago disse que permanecerá no local até que o STF (Supremo Tribunal Federal) se posicione sobre sua cassação ou que a Assembleia Legislativa cumpra a Constituição Federal e convoque novas eleições.


Folha Online repercute decisão de Lago

Lago não concorda com a decisão do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), que ontem cassou o seu mandato e de seu vice, Luiz Carlos Porto (PPS), e mandou que a senadora Roseana Sarney assumisse imediatamente o cargo.

À Folha Online hoje pela manhã, Lago disse que decisão do TSE contraria a vontade do povo. "Entendemos que não podemos ser cúmplices do desrespeito da vontade da maioria da população. Nos resta resistirmos no palácio para que a população reflita sobre o que estão fazendo com o Estado. [...] Estou defendendo a Constituição, que jurei respeitar e defender", disse ele por telefone.

Segundo assessores, Lago está na parte residencial do Palácio dos Leões acompanhado da família, assessores e políticos. Segundo sua assessoria, cerca de 1.000 pessoas estão "pacificamente" dentro da sede do governo em apoio ao governador cassado. A Polícia Militar acompanha a manifestação e ainda não foi registrada nenhuma ocorrência.

POSSE

A Assembleia deu posse a Roseana às 12h30. Antes de ser diplomada, Roseana renunciou ao cargo de senadora. Sua carta de renúncia foi lida hoje pelo senador Heráclito Fortes (DEM-PI). Seu lugar no Senado será ocupado pelo suplente Mauro Fecury, que já assumiu uma vez esse posto

Escoltada, Roseana chegou por volta das 10h15 na sede do TRE. Dezenas de policiais e seguranças particulares fizeram a segurança do local. A segurança também foi reforçada na Assembleia Legislativa. (Do JP Online com informações do G1, Folha Online, Uol e blog Dom Severino)

Nenhum comentário: