A mais recente pesquisa divulgada pelo Instituto de Pesquisa DataAZ, aponta na direção de uma disputa entre o candidato da base aliada do governador Wellington Dias e o candidato de oposição ao governo, o tucano Sílvio Mendes.
Tanto na pesquisa espontânea como na estimulada, o prefeito de Teresina, aparece muito bem colocado, levando-se em consideração que o seu principal adversário, o senador petebista João Vicente Claudino, desde que venceu a eleição para o Senado, no dia seguinte já estava com o pé na estrada trabalhando o crescimento do seu partido em todo estado, já com vistas à disputa pelo governo em 2010.
Mas o dado mais importante dessa pesquisa é o que trata da rejeição de cada candidato, onde o pré candidato que lidera as pesquisas, aparece em segundo lugar no item rejeição. Enquanto que o pré candidato Sílvio Mendes, o segundo colocado na pesquisa é o que aparece com o menor índice de rejeição. Esse é o dado mais significativo dessa pesquisa, pois aponta para um confronto direto entre os dois primeiros colocados.
A rejeição apontada por uma pesquisa, talvez seja, o maior complicador para uma candidatura, por ser uma opinião quase consolidada, com o marqueteiro, podendo fazer muito pouco para rever um quadro resultante de uma opinião formada, pois quando o eleitor rejeita um nome é porque ele já reúne bons motivos para rejeitá-lo.
O pré candidato do PMDB, o deputado federal Marcelo Castro, nessa primeira rodada de muitas pesquisas que virão, teve um desempenhou sofrível, não obstante o seu partido ter promovido um grande ato político - que contou com a presença das maiores lideranças peemedebista a nível nacional, com vistas a alavancar o seu nome. Além disso, Marcelo Castro vem percorrendo há bastante tempo todo o Estado do Piauí e falando das suas pretensões em disputar a eleição para governador.
O fraco desempenho dos prováveis candidatos Antonio Neto (secretário de fazenda) e do vice-governador Wilson Martins (o pai do PAC no estado), mormente a super exposição desses dois nomes na mídia - são desaminadores para os seus apoiadores.
Se for realizada uma pesquisa agora, depois dessa tragédia que se abateu sobre Teresina, o nome de Sílvio Mendes é capaz de aparecer em primeiro lugar, tal a sua participação nesse triste episódio no sentido de minorar a dor e o sofrimento das vítimas das enchentes. Sem sensacionalismo, mas presente a todo o momento na vida dos teresinenses.
O programa Família Acolhedora, criado pela prefeitura de Teresina no governo de Sílvio Mendes foi recebido muito bem em São Luís e certamente será copiado, por resolver um grave problema que exige uma tomada de decisão imediata.
Nenhum comentário:
Postar um comentário