segunda-feira, 20 de julho de 2009

Agora é tarde e Inês está morta

Já circula pelos corredores do Congresso Nacional, comentários dando conta de que o senador José Sarney já admite, que foi um erro ter disputado e vencido a luta pela presidência do Senado, uma vez que nesses cinco meses de crise ininterruptas que essa casa vivendo, o seu desgaste tem sido muito grande, sobretudo pela exposição que ficou submetida a sua família.

O político José Sarney, um homem até aqui vitorioso na vida pública, que poucas vezes nesses seus quase 50 anos, conheceu a derrota, parece caminhar para um final de carreira, que ele jamais imaginou ter, ou seja, ser execrado pela opinião pública e ver alguns membros da sua família submetidos a todo tipo de vexames.

A cada dia que passa o senador José Sarney, se fragiliza ainda mais, por se ver sob um intenso fogo cruzado; tendo um lado atiradores de elite da imprensa, como o jornalista Ricardo Noblat, que estava lá seu canto, mas que foi convocado para o front de uma guerra que só terá fim quando Sarney deixar a presidência do Senado, ao ser duramente atacado pelo blogueiro do Imirante.com, Décio de Sá. Do outro lado estão posicionados os atiradores de elite do PSDB, DEM e alguns bons atiradores do PT que até hoje, ainda não absorveram a derrota do seu companheiro Tião Viana.

Se naquele momento de um enfrentamento acirrado, entre o candidato do PMDB e o candidato do PT, José Sarney tivesse tido a grandeza de abandonar a disputa em nome da manutenção da aliança do seu partido com o partido do presidente Lula, hoje José Sarney continuaria sendo muito poderoso, sem correr nenhum tipo de risco.

Se arrependimento salvasse, como se costuma dizer, José Sarney já estaria salvo, porque ele já se arrependeu várias vezes, por ter entrando numa disputa, cuja vitória se transformou numa verdadeira vitória de Pirro. Uma vitória que tem sabor de derrota.

E Sarney sabe como ninguém, o que acontece com os políticos, que começam a entrar em declínio na vida pública. Por isso, que todo grande jogador de futebol deve abandonar esse esporte no auge da sua carreira; o que Sarney não soube fazer e por isso vai pagar um preço muito alto.

Nenhum comentário: