quinta-feira, 24 de junho de 2010

Umas & Outras

Silêncio esquivo

Diz um provérbio chinês que "a palavra é prata e o silêncio é ouro". Uma máxima árabe diz que "quem fala pouco, pouco prova". Quem acompanha a programação da TV Assembléia e os telejornais de Teresina, anda sem entender a ausência da tribuna da Assembléia Legislativa e dos telejornais, dos deputados estaduais Roncalli Paulo (PSDB) e Assis Carvalho (PT). Coincidentemente0, esses dois candidatos são alvos de denúncias. O certo é que eles têm motivos de sobra para buscarem o anonimato.

Uma coisa sem lógica

Não cabe na cabeça de ninguém um partido que faz parte de uma coligação, dá legenda para candidatos que sabidamente estão afinados com outra candidatura. Esse é o caso do Partido Democratas (DEM), que tem dois deputados estaduais que antes defendiam o governador Wellington Dias (PT), e que hoje defendem abertamente a candidatura do senador João Vicente Claudino (PTB-PI). O DEM que já formalizou uma aliança com o PSDB, PSC e PPS, se por ventura vir a permitir que os deputados Leal Júnior e Juracy Leite possam disputar uma nova eleição, com esse partido lhes dando a legenda, fica claro que o DEM está a ajudar a candidatura adversária. Essa relação ambígua do senador Heráclito Fortes (DEM) com o PSDB poderá atrapalhar a candidatura de Silvio Mendes. Heráclito Fortes que devido à estreita relação com os claudinos, certamente deverá interceder por esses dois deputados. Não tem nenhuma lógica o DEM dá legenda para Leal júnior e Juracy Leite.

Como se explica?

Um país que vive mergulhado numa onda de violência, que não livra a cara de ninguém. Um país onde o sistema de saúde pública é precário, com as pessoas morrendo nos corredores do hospitais ou levando até seis meses para serem consultadas. Um país que ao invés de reduzir o número de pessoas no programa Bolsa Família, aumenta o número de dependentes, o que revela o empobrecimento do país. Um país onde os empregos são temporários, o que não permite a maioria expressiva dos trabalhadores fazerem um projeto de longo prazo. Um país com uma educação formal que está entre as piores em todo o mundo. Uma país onde o saneamento básico não atinge nem 30% dos da sua população. Uma país que politicamente não avança e permanece com os seus pés fincados no atraso, porque não houve uma renovação qualitativa. Como pode um país como o Brasil, querer se incluir entre os mais desenvolvidos? Isso não tem nenhum cabimento. Este país ainda é um país de terceiro e quarto mundo. Uma país muito atrasado que ainda convive com doenças que nos país desenvolvidos as pessoas só conhecem de ouvir falar. Se hoje a candidata a presidência da república lidera as pesquisas é graça aos miseráveis do Nordeste que por receberem uma esmola do governo federal, ainda se sentem agradecidos. Uma atitude própria de um povo sem educação formal, sem uma formação profissional e sem consciência política. Um povo bruto, na realidade, que os nossos governantes fazem questão de mantê-los nessa condição, porque são esses ignorantes que ajudam na permanência de políticos com Lula & Cia.

A nossa falta de solidariedade para com os nossos irmãos

Os estados de Alagoas e Pernambuco estão passando por maus momentos, com as chuvas que já provocaram centenas de mortos e destruíram várias cidades. E os demais estados nordestinos, por serem muito pobres ou por insensibilidade do seu povo, para com os seus patrícios ainda não esboçam nenhuma reação, ao contrário dos estados da região Sul, que quando o estado de Santa Catarina foi atingido por um verdadeiro dilúvio, se mobilizaram todos para socorrer seus irmãos. No estado do Piauí, até o presente momento não existe nenhum movimento no sentido de angariar recursos para ajudar alagoanos e pernambucanos. Os piauienses que fizeram campanhas para arrecadar alimentos e roupas para os haitianos e catarinenses, até agora, ainda não demonstraram nenhum tipo de solidariedade para esses dois estados nordestinos.

siga no Twitter o blog Dom Severino ( severino-neto.blogspot.com) @domseverino

Nenhum comentário: