sexta-feira, 30 de julho de 2010

O debate na televisão ajuda os candidatos?

Com o inicio da campanha eleitoral, todas as emissoras demonstram grande interesse em promover debates com os candidatos à presidente da república e governadores. O debate para a emissora do ponto de vista de audiência, não representa muito, porque as audiências nem sempre são grandes. Mas como o debate ocupa muito espaço na mídia, isso acaba compensando até mesmo uma pequena audiência. É que o debate acaba monopolizando a atenção da mídia e do povo nas ruas.

Os debates se fossem realizados com um número reduzido de candidatos, seria muito mais interessante e mais rico, porque com muitos candidatos, o tempo do candidato diminui e ele não consegue expor com riquezas de detalhes, as suas idéias e expor aspectos importantes do seu programa de governo.

A primeira emissora a promover um debate entre os presidenciáveis na campanha de 2010 será a Rede Bandeirantes, na próxima quinta-feira 05/08. A Rede Bandeirantes que já tem toda uma tradição em realizar debates políticos. Agora voltando à questão dá audiência, convém salientar que a baixa audiência dos debates se dá em função do pouco dinamismo desse programa, o que acaba fazendo com que o telespectador perca o interesse pelo debate, uma vez que os temas discutidos levam muito tempo e nem sempre são colocados de maneira clara e objetiva.

No Brasil o candidato quando lidera as pesquisas com folga é aconselhado pelo seu marqueteiro a não comparecer ao debate. Mas como José Serra e Dilma Rousseff estão rigorosamente empatados nas pesquisas, nenhum dos dois candidatos faltará a esse debate, sob pena de sofrer as consequências.

O debate político fatalmente ajudará ao candidato melhor preparado.

Em TemPo:

Agora para não desagradar aos pequenos partidos, o debate deveria ser realizado em duas etapas, através de um sorteio que determinaria os candidatos que deveriam participar do primeiro e do segundo debate. Usando essa formula, todos os candidatos seriam contemplados e os debates seriam mais dinâmicos.  

siga no Twitter o blog Dom Severino ( severino-neto.blogspot.com) @domseverino e Portalaz

Nenhum comentário: