quarta-feira, 28 de julho de 2010

Prefeitura via iniciar processo de "higienização"

No momento atual, até mesmo os países mais desenvolvidos convivem com vendedores ambulantes. Em Teresina a capital do estado mais pobre da federação a prefeitura inicia um processo de higienização, não permitindo que os pobres possam sobreviver em meio à elite. Dai o confinamento a que estão sendo submetidos aqueles, que sem emprego formal, enfrentam chuva e sol para ganhar o pão de cada dia. Isso quando conseguem. Tudo isso para que a cidade fique livre dos pobres e daqueles que incomodam e mexem com a consciência de uma elite que só enxerga pobre nos momentos que antecedem as eleições.

O prefeito Silvio Mendes retirou centenas de ambulantes do centro da cidade de Teresina lhes oferecendo em lugar decente, um shopping em condições higiênicas, dignas dos povos desenvolvidos, mas isso não quer dizer que a vida do ambulante tenha melhorado, haja vista, esse shopping ter sido localizado numa área distante da zona comercial, o que acabou favorecendo aos comerciantes tradicionais e confinando os ambulantes num local onde as vendas desses pequenos comerciantes caíram mais da metade. Com muito deles tendo que abandonar o seu ramo de negócio devido a queda nas vendas e a taxa paga a prefeitura. Esse shopping pode até ter sido feito com a melhor das intenções, mas essa solução não beneficiou aos ambulantes.

Agora vem o prefeito Elmano Ferrer, querer acabar com o Troca-Troca, porque segundo o seu secretário de planejamento João Alberto Monteiro, o Troca-Troca enfeia a cidade, dificultando o transito e os seus comerciantes estão competindo com os comerciantes que vendem produtos da linha branca.

Os comerciantes do Troca-Troca para sobreviver a mais um atentado, só mesmo apelando para o governador Wilson Martins que tem se revelado um político muito sensível as questões sociais.

As pessoas, sobretudo as pessoas muito pobres devem pelo menos, ter o direito de sobreviver dignamente. Hoje em dia, até os países ricos estão sendo tolerantes com os vendedores de ruas.

Se nada for feito para impedir que o Troca-Troca venha a desaparecer, logo, logo, será a vez da retirada  dos mendigos das ruas, como que para higienizar a cidade. Se condição para sobreviver com dignidade, os pobres de Teresina vão sendo empurrados para a marginalidade. Ninguém nasce bandido. Sem opção, o pobre é obrigado a sobreviver de qualquer maneira.   

siga no Twitter o blog Dom Severino ( severino-neto.blogspot.com) @domseverino e Portalaz

Nenhum comentário: