No Brasil, qualquer sujeito pode ganhar um mandato eletivo, bastando apenas ter muito dinheiro. Neste país a troca de votos se faz por uma dentadura, a promessa de um emprego e um favor qualquer; desde a eleição sindical até a eleição para uma vaga no legislativo ou executivo. Uma troca que se faz no varejo e no atacado. No varejo, a transação se faz de maneira direta, ou seja, entre o candidato e o eleitor. No atacado, a transação é feita entre o candidato e o dono do curral eleitoral.
Não é à toa que os candidatos dos partidos pequenos e com perfil ideológico de esquerda, não conseguem eleger nenhum representante para a Câmara Federal, Assembléia Legislativa, Câmara Municipal e muito menos para o Senado. Antes do Partido dos Trabalhadores (PT) chegar ao poder, ainda era possível se pensar na eleição de candidatos dos pequenos partidos, como o PSTU e PSOL. Hoje, com a desmoralização da esquerda, a partir do momento em que o PT se nivelou aos partidos tradicionais, os discursos radicais de esquerda não conseguem mais sensibilizar e motivar o eleitorado consciente.
O Poder Legislativo no Brasil é formado por representantes dos bicheiros, do agro-negócio, das construtoras, das federações das indústrias, dos banqueiros, das centrais sindicais (que tem poder de fogo igual ao dos maiores empresários) e das empresas de telefonia. Representantes da classe trabalhadora, só uns poucos gatos pingados, remanescentes do PT que hoje fazem parte do PSOL.
O pobre que entra numa disputa para concorrer a uma vaga em qualquer uma das casas legislativas entra de gaiato, porque nessa disputa é o dinheiro que fala mais alto. O político com mandato que disser que se elegeu sem gastar nenhum centavo desconfie dele, pois se trata de um mentiroso de marca maior, de alguém que não tem nenhum pudor em trair a quem ele prometeu defender.
Isso explica o grande interesse da elite política brasileira em manter o povo na ignorância e na pobreza extrema. O ignorante e necessitado pensa com a barriga e por isso se torna presa fácil do rico e malandro. Os petistas copiaram direitinho os políticos da velha-guarda. Daí eles virem ganhando sucessivos mandatos. Esses são os piores.
siga no Twitter o blog Dom Severino ( severino-neto.blogspot.com) @domseverino e Portalaz
Nenhum comentário:
Postar um comentário