domingo, 1 de agosto de 2010

A trajetória de Jaconias, segundo Chico Leitoa

Em 1992 Jaconias nos apoiou numa eleição em que éramos favoritos e apoiou para
vereador o Senhor Guerra, que não conseguiu ser eleito. Fui eleito pela primeira vez.
Em 1996 com o governo municipal em alta, Jaconias se candidatou e foi eleito com o apoio da
Juventude Socialista do PDT e respaldado pelo governo municipal, que também
elegeu Sebastião de Deus.
 Em 1997 o então Prefeito Sebastião de Deus rompeu com nosso grupo e Jaconias
foi junto e se transformou em meu algoz, tentando convencer a todos a deixar o grupo.
Estava fácil, uma vez que estávamos fora do poder. Muita gente nos abandonou pelas mãos de Jaconias.
 Em 1998 fui Candidato a Deputado Federal e fui perseguido pelo prefeito que
elegemos, e por Jaconias que apoiou Paulo Marinho e Roseana Sarney.
 Em 2000 fui eleito para o segundo mandato e Jaconias apoiou Socorro Waquim.
Em 2002 apoiamos Jackson para Governador e Luciano para Deputado Federal, Jaconias apoiou Zé Reinaldo para governador e Pedro Novais para deputado federal, ambos apoiados por Roseana Sarney.
 Em 2003 através de pessoas muito próximas a nós, Jaconias retornou ao PDT. Em 2004, Jaconias foi reeleito vereador dentro da Prefeitura com ajuda decisiva do então diretor do hospital Regional Alarico Nunes Pacheco, Dolival Pereira de Andrade e Benicio, o tesoureiro desse hospital. Nessa eleição eu perdi a reeleição e Jaconias ganhou.
 Em 2006 Jaconias nos apoiou a mim, a Luciano e a Jackson. Perdemos, eu e Luciano e Jackson foi eleito Governador.
 Em 2007 logo após a posse do governador, eu sem mandato e Jaconias na condição de vereador, ele foi a São Luis e procurou Luis Pedro, o então chefe de gabinete do governador e 3º suplente, que silenciosamente entrava contra mim na justiça requerendo a minha vaga de segundo suplente. A seguir Jaconias trouxe Luis Pedro a Timon e promoveu uma grande reunião em sua residência, para discutir o seu provável apoio no futuro a Luis Pedro como candidato deputado estadual. Através de Luis Pedro requereu os cargos do governo em Timon. No que foi orientado a procurar em Timon o grupo sob a minha liderança. Eu que acabava de assumir a direção de uma autarquia (Deint) recém criada, cujo processo de legalização demorou quase todo o ano para ser efetivado.
Nesse ínterim Jaconias já havia indicado dezenas de pessoas para cargos no hospital regional, em colégios, no CIRETRAN e inclusive o da sua esposa no CAIC. Mas ele ainda não estava satisfeito, pois queria uma das regionais recém criadas, depois de muita luta para que Timon não ficasse dependente de Caxias. No que trabalhei duro na comissão de transição para que fosse encaminhada à assembléia legislativa do Maranhão a criação das Regionais, o que veio a acontecer já no final de 2007.
Após a aprovação da criação das regionais em Timon, fui procurado por Jaconias em companhia do Vereador Porfiro, para exigir uma das regionais. Negociamos que eles indicariam os componentes da regional de saúde. Tal foi a minha surpresa quando recebi um envelope com os nomes, onde constava o dele como gestor da regional de saúde. Ele se autonomeando, além de indicar sua esposa para o segundo melhor cargo. Reclamei a inoportunidade da auto-indicação, pois vários companheiros qualificados e desempregados não aceitariam isso de bom grado. Não teve jeito, Jaconias acumulou os cargos de vereador e gestor da saúde, pois fui pego pela palavra, pois jamais pensei que houvesse autonomeação. Sofri um grande desgaste junto aos nossos Companheiros.
Em 2008 Jaconias apoiou Luciano para Prefeito e recebeu como ninguém apoio para
sua campanha de vereador, saindo-se como o mais votado da oposição e Luciano não
foi eleito. Elegemos 4 vereadores e a Socorro elegeu 8. E numa luta de 4 contra 8, Jaconias conseguiu ser vice-presidente da Câmara Municipal.
Em 2009 com cassação do Dr. Jackson, Jaconias começou a esboçar uma candidatura para deputado federal, sem submeter à mesma ao Partido. Aproveitando que estávamos fora do poder, ele trabalhou sua pretensa candidatura, sem tratar com a direção partidária local. E a partir dai passou a trabalhar para tirar os nossos aliados, tal como fez na época em que se juntou com Sebastião de Deus. Coincidentemente estamos fora do poder.
Em 2010 Jaconias se aproximou do presidente em exercício do PDT, o deputado federal Julião
Amim que nos tem como “ameaça” dentro do partido, pois sempre imaginou que
eu queria ser sucessor de Jackson Lago. Para não falar de outras coisas, no dia seguinte
ao do falecimento do ex-deputado Pedro Veloso, Julião tentou forçar a
barra para que a assembléia não me desse posse e empossasse a Luis Pedro.
 Depois da aproximação de Jaconias com Luis Pedro, Julião Amin garantiu a sua candidatura de Jaconias. Quando da última visita de Dr. Jackson a Timon, por solicitação do próprio Jaconias, conversamos por mais de uma hora na sede do PDT. Depois das ponderações de parte a parte, Jackson foi claro ao afirmar que mesmo com razões ali expostas, ele poderia ser candidato se assim o desejasse. Ficou acertado que ele faria uma reunião com seu grupo e teria outra conversa com Jackson e comunicaria a decisão. Até onde eu sei não houve a conversa final. Através de Julião que é presidente em exercício do Partido, deputado federal e talvez o maior amigo de Jackson Lago, segundo se sabe, Jaconias encaminhou documentação para registro da sua candidatura.
Ora, ai está o ápice da falta de sinceridade, pois Jaconias tudo fez para passar a impressão como se eu fosse o responsável pelo não registro da sua candidatura, pois vários aliados seus passaram a acreditar que fosse verdade e não poderiam desconfiar que estivessem sendo usados durante todo este tempo. De repente, um federal do lado do Jackson e um estadual... Julião não garantiram a candidatura do Jaconias, simplesmente porque Julião na realidade queria mesmo era o seu apoio e Jaconias fez todo este jogo de sena. É só olhar a trajetória e analisar.

Chico Leitoa - é deputado estadual (PDT) e ex-prefeito de Timon. 

Nenhum comentário: