sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Pesquisa de professor será abordada no Fantástico

Pomada é feita à base de graviola e é usada como cicatrizante em feridas difíceis de tratar.

No próximo domingo, 29, a revista eletrônica semanal da Rede Globo de Televisão, Fantástico, lançará o quadro “É bom pra quê?”, que vai abordar o uso de ervas e medicamentos fitoterápicos no Brasil. Já no programa de estreia será destaque o trabalho do professor Antônio Augusto Brandão Frazão, do Centro de Estudos Superiores de Imperatriz (Cesi) da Universidade Estadual do Maranhão (Uema).

O professor irá apresentar uma pomada cuja fórmula, descoberta por ele, é baseada em graviola (Annona Muricata), uma planta muito cultivada nos estados do Nordeste e comum no cerrado maranhense. O remédio é usado como cicatrizante em feridas difíceis de tratar, como as decorrentes de diabetes, câncer de pele, leishmaniose ou queimaduras diversas.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), inclusive, já autorizou o uso do medicamento e os médicos da região que trabalham com o programa Saúde da Família já receitam a pomada quando o caso envolve feridas graves.

Augusto Frazão possui pesquisas com mais de 16 espécies de plantas medicinais, para a produção de oito tipos de medicamentos. Pela eficiência de seus estudos, foi convidado para ser o consultor dos quadros de saúde comandados por Drauzio Varella, para a região Nordeste.

O pesquisador é docente da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), do curso de Química e Biologia em regime integral de trabalho. Também é químico toxicologista, graduado pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), mestre em Geoquímica pela Universidade Federal do Pará e livre-docente pela Universidade Nacional da Ucrânia.

siga no Twitter o blog Dom Severino ( severino-neto.blogspot.com) @domseverino e Portalaz

Nenhum comentário: