As pesquisas eleitorais no Brasil ficam ao gosto do freguês. Como no restaurante, o cliente escolhe as várias comidas constante do cardápio. O mesmo se aplica as pesquisas, que os institutos ao contatarem o cliente em potencial apresentam um leque de opções. A que apresentar a metodologia que melhor atenda aos interesses do contratante, essa é a que vai às ruas.
A quem interessa a realização de tantas pesquisas?
As pesquisas eleitorais no momento que antecede as eleições brotam como cogumelos em árvores mortas. Aqui cabe uma pergunta: a quem interessa a realização de tantas pesquisas e qual o o objetivo que está por trás dessa enxurrada d pesquisas? Nos últimos dois meses foram tantas, que Dilma Roussef acabou superando a José Serra. Até a Confederação Nacional do Transporte (CNT) patrocina pesquisas. O que provoca certa suspeita, porque contratar pesquisa foge completamente a finalidade dessa confederação.
Os institutos de pesquisas proliferam como doenças respiratorias
No estado do Piauí, nesta eleição, têm aparecido institutos de pesquisas de tudo quanto é canto do país, isso sem se falar dos institutos sazonais, daqueles que existem só no período eleitoral, como alguns institutos que passada a eleição, ficam hibernando ou desaparecem como por enquanto. Isso acaba banalizando esse importante serviço, quando realizado com critérios.
siga no Twitter o blog Dom Severino ( severino-neto.blogspot.com) @domseverino e Portalaz
Nenhum comentário:
Postar um comentário