quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Devemos buscar a modernização do país

A modernização do Brasil passa necessariamente pela mudança de atitude e comportamento do povo brasileiro, que deve imitar os povos civilizados. Imitar os bons, não representa nenhum demérito para ninguém, mas um atalho para se ganhar tempo. 

Um país que se pretende desenvolvido, não pode conviver com o voto obrigatório. Até na Venezuela, um país cujo presidente age como um ditador em determinados momentos, o voto é facultativo. Aqui no Brasil, o voto é obrigatório e a nação brasileira gasta 'rios de dinheiro' com campanhas que ensinam o eleitor a votar. O que revela o baixo nível de escolaridade do eleitor brasileiro, que em idade para votar, ainda precisa aprender a votar.

A quem interessa o voto obrigatório? Aos ricos, que para ganharem um mandato eletivo, basta saber falar à linguagem que o coronel da política entende.

Os coronéis da política, não vendem voto no varejo, mas no atacado, porque eles são donos dos currais eleitorais. Isso explica  a existência de políticos com mais de cinco mandatos. 

As campanhas políticas milionárias, com as ruas sendo tomadas por militantes que acenam bandeiras e distribuem panfletos, muitas das vezes, atrapalhando o trânsito é outro aspecto do nosso atraso crônico, pois revela a extrema pobreza em que milhares de brasileiros ainda vivem, se submetendo a um serviço humilhante para ganharem alguns trocados.

Qualquer estrangeiro vindo de um país desenvolvido, logo no primeiro contato com este país, percebe que se trata de um país do terceiro-mundo. No sul do país, mais precisamente no estado do Paraná, não existe poluição visual e o as cidade permanecem sempre limpas, mesmo com os candidatos distribuindo santinhos. O Sul é um pedaço do Brasil, que se assemelha aos os países ricos e civilizados.

siga no Twitter o blog Dom Severino ( severino-neto.blogspot.com) @domseverino e Portalaz 

Nenhum comentário: