segunda-feira, 6 de setembro de 2010

É muito difícil se vencer um Império

A vitória de Jackson Lago em 2006 deveu-se ao rompimento do governador José Reinaldo Tavares com o seu antigo grupo, que com o poder nas mãos e usando de muita inteligência e habilidade política, estimulou o lançamento de várias candidaturas para forçar um segundo turno, com um acordo firmado previamente que estabelecia que num eventual segundo turno, o candidato vencedor pela oposição receberia o apoio dos candidatos derrotados.   

Vencer ao grupo Sarney em condições normais é muito difícil, para não dizer impossível, pois se trata de lutar contra um Império que detém no estado do Maranhão, toda forma de poder, ou seja, o poder midiático, o poder econômico e o poder político. O poder imperial da família Sarney, que como ficou provado na cassação do ex-governador Jackson Lago, extrapola os limites do Maranhão, e quiçá até do Brasil.

A favor da família Sarney, existe o fato deles honrarem compromissos e de nunca deixarem os seus verdadeiros amigos na mão, com se diz na gíria. O exemplo mais emblemático é a fidelidade do político timonense Napoleão Guimarães, que nunca deixou de apoiar a família e também nunca foi abandonado por ela.

Contra a oposição existe a arrogância de alguns políticos e uma prática política que em nada difere daqueles a quem condena. O ex-governador não soube lidar com o servidor público, que hoje poderia ser a sua grande força de sustentação, caso Jackson Lago tivesse tido humildade e buscado dialogar com esse setor muito importante, capaz de decidir qualquer. Mas quem comandava o governo Jackson Lago, na realidade era o economista Aziz Santos, que segundo se comenta em São Luís é hoje um dos homens mais ricos do Maranhão. 

Se uma candidato da oposição chegar ao segundo turno, a chance da oposição vencer chega a 70%, porque o tempo no horário eleitoral passa a ser igual para os dois candidatos. E ai, a oposição terá muito mais tempo para trabalhar um discurso de mudança, capaz de despertar o maranhense que vive num marasmo e numa apatia política de dá dó. A sorte da oposição, é que a condução da campanha de Roseana Sarney, está  sendo essa Brastemp.

É muito difícil se vencer uma eleição em condições normais, quando o nosso adversário representa um Império Midiático, um Império Econômico  e um Império Político. O estado do Maranhão para se libertar desse Grande Império, só  através da construção de um sentimento de mudança, contra a qual nenhum poder pode.

siga no Twitter o blog Dom Severino ( severino-neto.blogspot.com) @domseverino e Portalaz

Nenhum comentário: