segunda-feira, 6 de setembro de 2010

O trem saiu do trilhos

Na semana passada, o presidente da Companhia do Metropolitana de Teresina (CMT), empresa que gerencia o serviço de metrô de superfície da capital piauiense, Marcos Silva passou o tempo todo concedendo entrevista e falando da entrega de mais um novo trem dessa companhia ao usuário. Quando ele já estava cansando de tanto falar desse "extraordinário feito", eis que a verdade foi restabelecida: é que um desses trens super potentes, segundo o próprio Marcos Silva, o filho, que ele chama pelo pomposo nome de Veículo Leve sobre Trilho (VLT), descarrilou, mostrando a fragilidade desse sistema de transporte, uma vez que estrada de ferro por onde correm esses trens, estão em péssimas condições, como os dormentes estragados e com uma bitola para trem de carga.

Um acidente que poderia ser muito mais grave, se esse trem desenvolvesse alta velocidade, mas que para sorte de quem mora as margens dessa estrada de ferro e dos usuários desse meio de transporte, esse trem não é de alta velocidade, se muito, ele atinge 20 quilômetros de velocidade. Um trem que Marcos Silva enche a boca e chama de metrô, como se estivesse falando só para pessoas idiotas que só conhecem a realidade piauiense. Metrô é uma coisa e trem de superfície é outra. Tão empolgado ele falava, que já pensava até em estender essa linha até os municípios maranhenses de Codó e Caxias.

O que  definitivamente não interessa aos maranhenses, porque se interessasse - a primeira pessoa a querer ampliá-lo, seria a governadora Roseana Sarney que como todo mundo sabe, tem peso político. A governadora Roseana Sarney, não tem interesse, por uma razão muito simples: ela não vai querer criar um problema com os comerciantes desses dois municípios, que seriam muito prejudicados, caso isso viesse a suceder. Não é à toa que a BR-220 que liga Timon a Presidente Dutra, nunca foi concluída.

No estado do Piauí tem muita gente que abre a boca e desanda a falar coisas, que é como se fossem ditas só para o público local direcionadas para pessoas que nunca atravessaram o rio Parnaíba. Melhor ajuda ao piauiense quem fala a verdade e quem não quer simplesmente agradar. "Prefiro aqueles que me criticam, aos que me elogiam, porque os primeiros me impedem de ver a realidade como ela verdadeiramente é."

siga no Twitter o blog Dom Severino ( severino-neto.blogspot.com) @domseverino e Portalaz

Nenhum comentário: