O Brasil de hoje, continua sendo os mesmos da era Collor, porque quem continua mandando no Brasil são as mesmas figurinhas carimbadas de sempre: Fernando Collor de Mello, Paulo Maluf, Renan Calheiros, Jader Barbalho, Michel Temer e José Sarney.
Várias décadas já se passaram depois que o Brasil passou por um verdadeiro trauma, que foi o impeachment do presidente da república Fernando Collor de Mello, que foi desalojado do poder, após se ver envolvido numa série de escândalos, que levou o Congresso Nacional a impugnar do seu mandato.
Do impeachment de Fernando Collor de Mello, vários presidentes já comandaram este país, mas o Brasil continua o mesmo, um país que não avançou no campo da moralidade pública, porque os mesmos escândalos que levaram Fernando Collor de Mello a ser escorraçado da presidência da república, continuam se sucedendo. Isso porque, os envolvidos nesses escândalos, não foram punidos exemplarmente, o que funcionaria como um fator inibitório.
Neste país, as autoridades que se envolvem em negócios ilícitos, em vez de serem punidas, de modo a servirem de exemplo para o conjunto da sociedade, são é premiada. Veja as punições dadas aos juízes, que quando muito, são aposentados. O próprio Fernando Collor de Mello retornou a cena política e não será surpresa para ninguém se voltar a ser eleito governador do estado de Alagoas, após ser humilhado perante a nação.
Nós os brasileiros, somos um povo diferente, cujos valores morais e éticos, não têm nenhum valor e o bandido de hoje, poderá vir a se transformar numa autoridade ou num herói amanhã. Se Fernando Collor de Mello, fosse japonês ou coreano, teria cometido o suicídio, por não suportar a pressão psicológica da sociedade e da sua consciência moral.
Agora mesmo, a sociedade brasileira vem acompanhando apática e com a mesma indiferença de sempre, a mais escândalo, que se fosse nos EUA já teria derrubado o presidente da república, que nunca mais voltaria a ocupar nenhum outro cargo político. Mas o que essa mesma sociedade está vendo, é o governo querer desqualificar a oposição, que não será surpresa para ninguém, se um dos denunciantes ser preso e acusado de ter forjado as denuncias.
O Brasil não mudou e não mudará jamais, com o povo que nós temos, com os governantes que nós temos com as autoridades que nós temos e como esta nossa cultura.
siga no Twitter o blog Dom Severino ( severino-neto.blogspot.com) @domseverino e Portalaz
Nenhum comentário:
Postar um comentário