No próximo dia 8 de Setembro, a cidade de São Luís estará completando 398 anos de fundação. E a semana de comemorações, começa no próximo dia 4 e vai até o dia 9 de Setembro. Festividades essas que já são um avant primier das comemorações pelos 400 anos de São Luís que acontecerá em 2012.
Agora o que convém destacar dessa semana de festividades que estão sendo organizadas para a capital da Ilha, é a opção feita pelo coordenador desse evento, Euclides Moreira Neto, valorizar só a prata de casa, ou seja, todas as atrações que irão abrilhantar essa festa grandiosa serão genuinamente maranhenses. O bom exemplo que nos vem de São Luís do Maranhão é esse. Palmas para essa feliz iniciativa que deve ser copiada, sobretudo pelos estados nordestinos que vivem a encher as burras dos artistas das regiões Centro-Oeste e Sudeste, que provocam uma verdadeira sangria na economia local, ao realizarem festas com atrações de fora da região e do estado.
Cada dia de festa será animado por grupos musicais que fazem um estilo ou gênero musical, como por exemplo: o dia 4 (sábado) será a “Noite do Pagode e Forró”, e trará para o palco: O pagode do Ivan, Forró Alta Tensão, Grupo Argumento, Grupo Sindicato do Samba e, encerrando a noite, Fabrícia e Banda.
No dia 5 (domingo). Em comemoração ao Dia Municipal do Regueiro, a noite será de muito Reggae. A programação elaborada juntamente com a Comissão Integrada do Reggae (CIR)- grupo constituído por representantes do poder público e de segmentos do reggae-, traz a Radiola FM do Clubão e DJ Ely Jamaica, Banda Legenda, Ademar Danilo, Levi James e Banda, Agrucorem, Banda Guerreiro Zumbi e Junior Echos, DJ Frank Wailer e Garotinhos Beleza, Banda Kazamata, DJ Jorge Black e GDAM, Banda Filhos de Jah e Sly Foxx, Equipe 100% Roots e Urubatam, Capital Roots e Dub Brown, e Equipe Mega Vibes. Haverá também uma homenagem a Serralheiro, uma lenda do reggae brasileiro e dono de uma das radiolas mais conhecidas do Maranhão, chamada “Voz De Ouro Canarinho”.
O dia 6 de setembro (segunda-feira) fica por conta da homenagem ao Dia Municipal do Tambor de Crioula e seus brincantes. Serão vinte grupos de Tambor de Crioula se apresentando por toda extensão da Praça Maria Aragão. Além dos shows dos cantores Smith Júnior, Sandra Duailibe, Sérgio Brenha, Milla Camões e Fernando di Carvalho. Neste dia também a Func e o Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) prestarão homenagem ao coreiros Constâncio, Dionísio e José Tomaz com a entrega do certificado de Mestre do Tambor de Crioula.
O dia 7 (terça-feira) será a “Noite do Brega”, ou para quem preferir da música romântica, com os shows de Carlito e banda Overdose, Amós Melodia e Edu Magalhães.
o dia 8 de setembro (quarta-feira) terá a noite embalada pelo melhor da Música Maranhense. Na abertura, o Coral São João homenageia a cidade com o Hino em Louvação a São Luís. Logo em seguida, sobem ao palco Albert Abrantes, Carol e Ana Teresa, Oberdan Oliveira, Cecília Leite, Célia Sampaio, Gabriel Melônio e Tião Carvalho..
O encerramento no dia 9 será comandado pela cantora e compositora Eugênia Miranda, que grava o seu 2º DVD “Machucando o coração” e conta com a participação da Banda Mákina du Tempo, Walfredo Jair, Fabiana Alves e o Bumba-meu-boi da Pindoba (matraca).
É isso ai. O Maranhão um estado com forte cultura musical, não pode se transformar num mercado apenas consumidor. Se for para consumir, que se consuma aquilo que o estado produz.
Em TemPo:
Enquanto isso o piauiense sofre uma indigestão de música produzida fora do estado, que além de não nos acrescentar anda, do ponto de vista cultural, ainda por cima sofre uma verdadeira extorsão. Mas a imprensa local (alienada) aplaude e comemora o sucesso de uma gente que só conhece o Piauí quando vem buscar o nosso dinheiro suado. O Piauí ainda é um estado colonizado culturalmente. Responda-me: Qual o artista piauiense que faz sucesso fora do seu estado? Só o humorista João Claudio Moreno, e olhe lá!
siga no Twitter o blog Dom Severino ( severino-neto.blogspot.com) @domseverino e Portalaz
Nenhum comentário:
Postar um comentário