quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Dilma vai adotar no início uma política conservadora

Caso sejam confirmados os nomes que irão formar a equipe econômica do governo Dilma Rousseff, ou seja,  Guido Mantega (Fazenda), Miriam Belchior (Planejamento), Alexandre Tombini (Banco Central) e Luciano Coutinho (BNDES), a presidente da república, a exemplo  do seu criador, começa o seu governo de querer correr riscos, sendo bastante conservadora no que tange ao eixo da economia.

Lula começou o seu primeiro governo em 2003, mudando os ministros, mas optou por manter os fundamentos da política econômica herdados do governo Fernando Henrique Cardoso (FHC), o que foi fundamental para que o seu  governo não passasse por um processo de descontinuidade. O que Dilma Rousseff tenta repetir agora. Se vai continuar dando certo, ai já é outra história.

O presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), o economista Luciano Coutinho, que já foi professor de Dilma Rousseff na UNICAMP, segundo as conversas que circulam  no planalto central, deverá assumir daqui a alguns meses, o ministério da Fazenda, em substituição a Guido Mantega, que permaneceu no cargo atendendo ao pedido de Luís Inácio Lula da Silva.

Neste momento em que o mundo está sendo abalado por turbulências na economia, é aconselhável e prudente até, não começar um governo, desmontado a máquina que bem ou mal está funcionando.

siga no Twitter ao blog Dom Severino ( severino-neto.blogspot.com) @domseverino

Nenhum comentário: