quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

O pão da Mariinha e o seu sabor inconfundível

Um pão feito artesanalmente, mas de sabor inconfundível e único.

O ser humano na vida está sempre sendo tentado e seduzido, seja pela beleza humana, seja pela inteligência humana ou pelo paladar, tudo relacionado aos sentidos. E foi esse último, o sentido que me prendeu a São Raimundo Nonato ao colocar os meus pés pela primeira vez nessa cidade,  berço do homem americano. Uma terra de encantos mil e de uma rica história.

Eu que já tinha sido preso pela beleza de uma sanraimundense, num encontro marcado pelo acaso em São Luís, me senti prisioneiro pela segunda vez a essa terra, pela boca, ao experimentar o Pão da Mariinha, uma comida de sabor original é único, quem chegou a experimenta-lo um dia jamais irá esquecer. Mesmo que ele viva 100 anos sem voltar a saboreá-lo.

Eu fui apresentado ao Pão da Marinha em 1985, e de lá para cá, nunca mais comi outro pão igual. O pão da panificadora Cerejeira no mercado Central de São Luís, que nem sei se ainda, foi o que mais de aproximou desse delicioso e único. Não é à toa, que São Luís do Maranhão e São Raimundo Nonato, são os meus maiores amores. Nem o Rio de janeiro com toda a sua beleza  e esplendor  conseguiu me encantar como me sinto encantado, preso e acorrentado a   SLZ  e SRN.

O Pão da Mariinha deve ser tombado, como um patrimônio de São Raimundo Nonato.

siga no Twitter ao blog Dom Severino ( severino-neto.blogspot.com) @domseverino  

Nenhum comentário: