segunda-feira, 11 de julho de 2011

É uma sacanagem querer atribuir todas a nossas mazelas a classe política


Não é justo querer sacrificar só a classe política brasileira, atribuindo só a ela, atitudes antiéticas e imorais, quando todos nós sabemos que a imoralidade e a falta de ética permeiam todo o tecido social brasileiro.

O três poderes constituídos não merecem a o respeito da sociedade brasileira, porque é deles que partem os piores exemplos. Não é algo incomum, o cidadão brasileiro abrir as páginas do jornal impresso, assistir os noticiários na televisão e no rádio e se deparar com denuncias contra juízes e desembargadores sobre vendas de sentenças. O mesmo se aplica para promotores de justiça.

As policias brasileiras, são um caso de Policia. Os filmes da série Tropa de Elite retratam muito bem a realidade das nossas policias. Uma realidade tão assustadora, porque ao assistirmos a um desses filmes, se tem a impressão que a banda pobre existente nessas instituições representam o lado mais forte, capaz de contaminar todo o corpo policial.  

Um juiz de primeira instância condena o réu, para lá frente outro juiz ou um desembargador, desmoralizar esse juiz que condenou um réu confesso.  A Policia investiga e prende através de uma ordem judicial, para logo em seguida o criminoso ser devolvido à sociedade, porque um membro do Poder Judiciário não encontrou nenhuma justificativa para manter o acusado preso. Das duas uma: ou a policia é incompetente ou eu não entendo mais nada.

Pensando bem, nós os brasileiros não valemos um tostão furado, como diziam os antigos, ou como supostamente disse o francês Charles de Gaulle, que o Brasil não é um país sério. 

Um pobre roubar galinha, não é correto, mas um juiz que ganha rios de dinheiro vender sentenças e  ter uma séries de outras vantagens é uma imoralidade. A nossa sorte é que toda regra comporta exceção.

siga no Twitter ao blog Dom Severino ( severino-neto.blogspot.com) @domseverino

Nenhum comentário: