O trem de passageiros da Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM), que circula diariamente entre a cidade de Cariacica, no Espírito Santo, e a capital mineira Belo Horizonte, conta agora com uma tecnologia inédita no Brasil. Trata-se da primeira composição ferroviária de passageiros a utilizar sistema de freios por acionamento eletrônico.
A inovação, que mereceu investimentos de R$ 1,6 milhão por parte da Vale, é similar à utilizada nos mais modernos trens do mundo. O novo sistema distribui a intensidade da frenagem de maneira uniforme para todos os carros, evitando a sobrecarga e desgaste dos engates, aumentando a segurança do transporte. Além disso, os passageiros ganham também na redução do tempo de viagem, trinta minutos a menos no trajeto de ida e volta.
Quatro locomotivas e 24 carros de passageiros já estão equipados com a nova tecnologia de fabricação americana. A previsão é de que até o final de 2013 toda a frota da EFVM (62 carros) esteja circulando com o novo equipamento. O objetivo da empresa é que a inovação seja aplicada também à Estrada de Ferro Carajás (EFC).
Novidades na Estrada de Ferro Carajás
Outro investimento da Vale no transporte ferroviário começou a ser aplicado na Estrada de Ferro Carajás (EFC), que liga o Pará ao Maranhão. A primeira turma de maquinistas de pátio está em treinamento para operar locomotivas por controle remoto. A tecnologia, inédita em nossas ferrovias, permite que certas manobras de embarque e desembarque sejam executadas fora da locomotiva, resultando em ganhos de segurança e tempo nas operações.
siga no Twitter ao blog Dom Severino ( severino-neto.blogspot.com) @domseverino
A inovação, que mereceu investimentos de R$ 1,6 milhão por parte da Vale, é similar à utilizada nos mais modernos trens do mundo. O novo sistema distribui a intensidade da frenagem de maneira uniforme para todos os carros, evitando a sobrecarga e desgaste dos engates, aumentando a segurança do transporte. Além disso, os passageiros ganham também na redução do tempo de viagem, trinta minutos a menos no trajeto de ida e volta.
Quatro locomotivas e 24 carros de passageiros já estão equipados com a nova tecnologia de fabricação americana. A previsão é de que até o final de 2013 toda a frota da EFVM (62 carros) esteja circulando com o novo equipamento. O objetivo da empresa é que a inovação seja aplicada também à Estrada de Ferro Carajás (EFC).
Novidades na Estrada de Ferro Carajás
Outro investimento da Vale no transporte ferroviário começou a ser aplicado na Estrada de Ferro Carajás (EFC), que liga o Pará ao Maranhão. A primeira turma de maquinistas de pátio está em treinamento para operar locomotivas por controle remoto. A tecnologia, inédita em nossas ferrovias, permite que certas manobras de embarque e desembarque sejam executadas fora da locomotiva, resultando em ganhos de segurança e tempo nas operações.
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