segunda-feira, 4 de julho de 2011

Marcia Camargos leva Semana de 22 à Flip

A escritora e jornalista Marcia Camargos, autora do livro Semana de 22: entre vaias e aplausos(2002, Boitempo), participará da Festa Literária Internacional de Paraty, no dia 07 de julho, na mesa Marco zero modernista. Marcia é a única mulher brasileira a integrar a programação da Flip em 2011. Ao lado do argentino Gonzalo Aguilar, a autora mostrará as múltiplas facetas do poeta Oswald de Andrade, homenageado desta edição.

“Irreverente, Oswald de Andrade criou uma mística em torno de si. Pode-se dizer que hoje ele é conhecido do grande público antes como um personagem do que como escritor”, afirma Marcia. Um dos principais articuladores da Semana de Arte Moderna de 1922, cosmopolita e bon vivant, fundou em 1924, com Tarsila do Amaral, o Movimento Pau-Brasil, que pretendia libertar a poesia “das influências nefastas das velhas civilizações em decadência”.

“De todos os pratos culturais servidos na farta mesa de Oswald de Andrade, que nos legou um delicioso banquete de 'biscoitos finos', as instituições da Antropofagia representam, segundo Antonio Candido, o momento mais denso da dialética modernista. Conjugando o léxico das vanguardas europeias com a riqueza das tradições populares, alcançou o desejável equilíbrio entre enraizamento nacional e inserção universal”.

Além de compor a mesa modernista, Márcia também estará na conferência de abertura “Oswald, o jornalista e crítico”, da LID&, em Paraty, na manhã do dia 07; e no evento Pós-Flip, promovido pela Livraria da Vila, na unidade Fradique Coutinho, no dia 11.

Semana de 22: entre vaias e aplausos

Por que um evento que acarretou um prejuízo considerável a seus organizadores, foi difamado por boa parte da imprensa da época, recebeu mais vaias que aplausos continua despertando tanto interesse? Para responder essa pergunta, Márcia Camargos mergulhou no universo intelectual da época, vasculhou um grande número de documentos e consultou uma vasta bibliografia sobre a Semana de 22. Mais do que detectar causas e efeitos, ou simplesmente relatar os fatos, a autora procurou mostrar o festival modernista sobre diversos ângulos, numa abordagem crítica que revela aspectos pouco visitados pela bibliografia e aponta algumas ambigüidades do movimento e da reflexão que este provocou. Além de revelar os acontecimentos e personalidades envolvidos com o movimento, o livro traz uma rica iconografia composta de fotos e ilustrações da época.

Ficha técnica

Título: Semana de 22
Subtítulo: entre vaias e aplausos
Coleção: Pauliceia
Autor(a): Marcia Camargos
Páginas: 184
Ano de publicação: 2002
ISBN: 85-7559-020-0
Preço: R$ 32,00
Editora: Boitempo

Sobre a autora

Marcia Camargos nasceu em Belo Horizonte (MG) em 1955. A escritora e jornalista com pós-doutorado em história pela USP é autora de A Semana de 22: entre vaias e aplausos (2002, Boitempo Editorial), Villa Kyrial: crônica da Belle Époque paulistana (2001) e Entre a vanguarda e a tradição: os artistas brasileiros na Europa – 1912-1930 (2011), entre outros. Escreveu, em coautoria, a biografia Monteiro Lobato: furacão na Botocúndia (1997) e é curadora da obra do escritor. Lançou ainda os romances Micróbios na cruz (2005) e A travessia do albatroz (2007) e a crônica de viagem O Irã sob o chador (2010). (Boitempo)


 siga no Twitter ao blog Dom Severino ( severino-neto.blogspot.com) @domseverino

Nenhum comentário: