sexta-feira, 1 de julho de 2011

Na China tudo é grande, inclusive a população



A República Popular da China tem a maior população mundial, em torno de 1, 3 bilhão, dados de 2010. Tem a Muralha da China ou Grande Muralha, com sete mil quilômetros, estendendo-se de Shanghai, a leste, a Jiayu, a oeste, atravessando as províncias Hebei, Shanxi, Shaanxi e Gansu e duas regiões autônomas, Mongólia e Ningxia.

A China a barragem de Três Gargantas, considerada o maior projeto hidroelétrico do mundo, acaba de construir a maior do mundo sobre o mar, com 43 quilômetros de extensão. Os números da China são todos grandiosos, inclusive os econômicos, que apresentam nas últimas décadas um crescimento médio de 10% ao ano.

A importação de commodities, também é o maior do mundo, tendo superado o até bem pouco tempo maior, mercado consumidor do mundo, os EUA. Os números da economia chinesa são considerados astronômicos, mas em compensação, incapazes de reduzir a números pelo menos aceitáveis, a pobreza extrema, que obriga um trabalhador a sobreviver ganhando até um dólar por dia.  

Pelo menos 26,1 milhões de chineses vivem em "pobreza absoluta", segundo as autoridades chinesas, que estabelecem a linha da pobreza em menos de 0,2 dólar por dia, enquanto o Unicef eleva este índice a um dólar diário.

A grade polêmica que vem sendo travada hoje em dia em todo mundo é quanto demografia, para muitos demógrafos a diminuição da população deve ser vista como um dado positivo, pois do que adianta esse crescimento exuberante da República Popular da China, se ele tem se revelado impotente para reduzir a pobreza extrema, a pobreza absoluta?

siga no Twitter ao blog Dom Severino ( severino-neto.blogspot.com) @domseverino

Nenhum comentário: