sexta-feira, 4 de novembro de 2011

O Brasil da propaganda oficial é um e o país real é outro



O estrangeiro que conhece o Brasil através da propaganda oficial fica deveras encantado com o nosso país.   

O Brasil é um país belíssimo, com diversos climas e rico em belezas naturais.  A sua fauna e uma flora são exuberantes. Os rios e as praias brasileiras deixam qualquer um, sobretudo o estrangeiro, maravilhado diante de tanta beleza e de um sol que brilha quase o ano inteiro.  

Quem conhece o Brasil através da ótica oficial é capaz de imaginar que está se vendo diante de um paraíso. Mas essa impressão revela apenas uma meia verdade, porque por trás dessa beleza toda se esconde outro mundo. Esse o mundo real e trágico.

Apenas dois índices divulgados recentemente, servem para ilustrar e corroborar as minhas afirmações, no tocante as mazelas existente cá entre nós, que em vez empurrar o Brasil em direção ao primeiro, empurra na direção contrária. Vamos a esses índices: o primeiro é oficial, divulgado pela ONU, onde o Brasil aparece na 84ª no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) num ranking de 187 países avaliados. Na América Latina, o País aparece em 20º lugar entre 40 nações. O segundo não oficial, mas bastante ilustrativo da realidade brasileira. Estou me referindo à colocação do Brasil no Pan de Guadalajara, no México, onde o Brasil ficou atrás do minúsculo país, Cuba, no quadro de medalhas.

Para demonstrar a nossa humilhante condição no IDH, bastaria o Brasil ser comparado com a América Latina.  

Um país que ainda convive com a miséria absoluta, com uma violência endêmica e com uma educação e um sistema de saúde pública, próprias de países subdesenvolvidos, não pode querer almejar ser incluído no rol dos países ricos e desenvolvidos.

O ex-presidente Luís Inácio da Silva, com o seu estilo bazofiador, tentava impressionar os governantes estrangeiros, falando grosso e num idioma exótico para os gringos. Mas como os estrangeiros, sobretudo os norte-americanos conhecem mais e melhor a nossa realidade, o discurso de Lula entrava por um ouvido e saia pelo outro. Não é à toa, que os EUA estimulam tanto a formação de brazilianistas.  

O Brasil só vale pela sua riqueza em matérias primas. Mas a corrupção enxovalha e denigre a imagem do Brasil lá fora. 

siga no Twitte e no Facebook ao blog Dom Severino ( severino-neto.blogspot.com) @domseverino

Nenhum comentário: