Prevendo grande desafio para o ano que
vem, a Receita Federal viu a arrecadação desacelerar-se em novembro, afetada
pela queda na venda de automóveis e na produção industrial.
O governo federal arrecadou 78,968 bilhões de reais em impostos e contribuições em novembro, e no acumulado do ano as receitas sofreram forte desaceleração, informou a Receita Federal nesta quinta-feira. A coleta do mês passado não é recorde para os meses de novembro, que foi registrado em 2009, com 84,088 bilhões de reais.
O aumento real em novembro ante o mesmo mês do ano passado ficou em 6,39 por cento sobre igual mês do ano passado. Em outubro, a arrecadação havia ficado em 89,202 bilhões de reais, valor corrigido pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).
Para dezembro, a secretária-adjunta Receita Federal, Zayda Manatta, prevê que a coleta de tributos e contribuições deverá registrar queda. Ela lembrou que em dezembro do ano passado houve uma arrecadação extraordinária de cerca de 4 bilhões de reais do Pasep.
Manatta evitou fazer previsões para 2012, mas disse que a Receita terá um desafio. "A Receita procurará ajustar cada vez mais sua forma de trabalhar para fazer frente as demandas do governo com a necessidade do país com investimento e custeio", afirmou Manatta.
Uma fonte do governo já havia adiantado à Reuters que a receita bruta deverá ter crescimento entre 7 a 9 por cento no ano que vem.
A produção industrial medida pelo IBGE caiu em novembro 2,19 por cento, na comparação com 2010, enquanto a venda de bens e serviços teve leve alta de 1,60 por cento no mês passado.Fonte: Reuters
siga no Twitter e no Facebook ao blog Dom Severino ( severino-neto.blogspot.com) @domseverino
Nenhum comentário:
Postar um comentário