quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Os chineses têm uma verdadeira obsessão pelos estudos


A revista Veja desta semana, trás uma matéria com várias páginas sobre a República Popular da China e uma capa bastante sugestiva, com o titulo: a Arma Secreta da China e um lápis na forma de um foguete.

O que está sendo feito na China e na Coréia do Sul em matéria de educação, só poderia apresentar o resultado que o mundo inteiro agora está tomando conhecimento: uma verdadeira revolução no campo da educação, com esses países dedicando aos estudos, o tempo que nós os brasileiros dedicamos ao futebol e outros tipos de entretenimento.

Enquanto que os chineses e coreanos do sul, dedicam 16 horas de um dia de 24 horas aos estudos, nós aqui dedicamos a maior parte do nosso precioso tempo a prática do lazer. Um lazer que só contribui para o nosso atraso, uma vez que ele funciona como uma forma de distanciamento da realidade.       

Uma revolução na educação nos moldes dessa que vem sendo implementada nesses dois países do Oriente, não se realiza num curto espaço de tempo, mas num tempo relativamente longo, porque ela tem início com uma mudança de cultura. Eu ousaria dizer que o tempo mínimo para que uma revolução como essa - que está ocorrendo na China e na Coréia do Norte possa apresentar bons resultados expressivos é de no mínimo duas décadas.

E para ser bem sucedida, uma revolução dessa natureza, ela tem que ser linear, de modo a reduzir o fosso que separa ricos e pobres.

No Brasil já existem algumas ilhas de excelência no campo da educação, mas só acessível aos ricos, mas ainda muito distante da realidade chinesa. Ocorre que na China e na Coréia do sul, a universalização do ensino já é uma realidade, com o ensino público sendo igual para todos. 

siga no Twitter e no Facebook ao blog Dom Severino ( severino-neto.blogspot.com) @domseverino

Nenhum comentário: