terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Com o mercado da construção civil em alta é justa qualquer reivindicação


Os trabalhadores da construção civil do estado do Piauí entraram em greve por tempo indeterminado. O direito de greve está garantido na Constituição Federal, e nada mais natural do que os trabalhadores da construção civil, num momento em que o país está vivendo um boom nesse setor, se organizarem e lutarem por condições melhores de trabalho e salariais.

O que não é inteligente é o Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil tentar pressionar os empresários desse setor, num momento de crise. O que definitivamente não é o caso no presente momento no Brasil; o setor que mais emprega e o principal responsável pelo crescimento do número de empregos no país.

O que tem que ser levado em consideração no momento das negociações é que os trabalhadores não podem matar a galinha de ouro, no caso o empresário, que também trabalha com sérias dificuldades.  


O empresário inteligente deve trabalhar no sentido de estabelecer uma relação confiável com os trabalhadores buscando dentro do possível, formar uma parceria, o que só se consegue sendo absolutamente transparente. Para o trabalhador, seja em que setor for não interessa a morte da empresa. Mas o trabalhador tem que ter uma remuneração justa para que ele possa viver com um mínimo de dignidade.


 E até agora a arma mais eficiente que o trabalhador tem para defender os direitos já conquistados e conquistar novos direitos é a greve.    

siga no Twitter e no Facebook ao blog Dom Severino (severino-neto.blogspot.com) @domseverino

Nenhum comentário: