O poder econômico é fundamental em qualquer eleição realizada em solo brasileiro. Até porque, tudo aqui neste país depende do vil metal; desde a gasolina usada pelos carros de campanha, até o pagamento dos cabos eleitorais. Mas o dinheiro não é determinante numa eleição para um cargo majoritário nas capitais, onde o eleitor é muito mas consciente.
A eleição majoritária é decidida com base no discurso, nas propostas, na imagem e na biografia do candidato. Quem conseguir reunir todos esses predicados, tem chances reais de se eleger prefeito, senador governador e presidente da república.
Com o aparecimento da televisão, alguns truques são criados pelos marqueteiros, para melhorar a imagem do candidato, só que para tudo na vida há limites. Um marqueteiro por mais competente que ele seja, não consegue transformar sapo em príncipe.
O que também ajuda muito a um candidato majoritário na sua eleição, é o candidato ter forte apelo popular, ser populista.
O candidato arrogante, que faz tipo, esse não terá futuro político, porque com o advento das redes sociais e das mídias livres, o eleitor logo fica sabendo quem e quem, quem é verdadeiro e quem é falso.
siga no Twitter e no Facebook ao blog Dom Severino (severino-neto.blogspot.com) @domseverino
Nenhum comentário:
Postar um comentário