![]() |
| Add caption |
Brasília saiu da maquete em tecnologia, engenho e suor, mas exigia a presença do terreiro imaginário para dar sentido pleno aos seus carpetes. Teodoro é a referência da Cultura Popular na capital de todos os brasileiros. Essencial na construção coletiva da alma que singulariza as cidades e ressignifica um local qualquer, como um lugar de vida. Quando chega em 1962 percebe o apelo da cidade em processo. Vira raiz para irrigar as veias da Capital. A partir da Universidade de Brasília utópica e atípica, Teodoro cria uma Sociedade Brasiliense de Folclore já em 1963 e o Centro de Tradições Populares em Sobradinho em 1972.
Nasceu no povoado de Castanho Claro, município de São Vicente do Ferrer, a 280 km de São Luis- MA, sem jamais perder os vínculos sabia como adotar novas estratégias de sobrevivência para enfrentar as tramas do urbano. E das máquinas políticas e institucionais. Por mais que arrancasse um financiamento aqui e ali ficou sem a realização de sua principal meta: a construção da sede do Boi, em Sobradinho. Manteve a brincadeira do Boi como a própria trilha que se fez no caminho. Por ela, hoje, dezenas de manifestações da Cultura Popular atuantes em Brasília, receberam força para “ter a coragem de mostrar”.
Brincar na cidade que parece celebrar o jogo de poderes é dar a dimensão real do moderno sob outra lógica. Jogar cores no cinza, polifonia no unicórdio, salpicar o metal e o concreto de prazer, abrir brechas nos gabinetes para permitir a rua e o sol entrarem, lembrar os brasis ocultos aos que se julgam saturadamente “cultos”, foram as bandeiras desse panfleto vivo.
Teodoro realiza-se como a própria incorporação de um Mestre do patrimônio imaterial: todo o ser, para o ser vir! Se o boi não parar ele vai renascer em cada brincadeira, isso é o que faz a eternidade de um Mestre popular feito monumento pela argamassa do chão na capital do Brasil. TT Catalão (IPHAN)
siga no Twitter e no Facebook ao blog Dom Severino (severino-neto.blogspot.com) @domseverino

Nenhum comentário:
Postar um comentário