sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

“Os EUA enfrenta um mundo desafiador, instável e imprevisível”


Timothy Geithner
O crescimento ainda lento, mas constante da economia dos EUA, traz alento e conforto ao resto do mundo, que depende fundamentalmente do principal motor da economia mundial para na entrar numa forte depressão.

O discurso otimista e propositivo do presidente Obama, no dia do estado da União, que os republicanos e os céticos avaliaram como demagógico e fora de hora, teve a sua razão de ser, porque a economia estadunidense dá sinais visíveis de uma recuperação embora lenta, mas permanente.

A economia dos Estados Unidos está crescendo a uma taxa de 2 a 3 por cento, mas ainda enfrenta grandes desafios para consertar os danos causados pela crise financeira, disse o secretário do Tesouro do país, Timothy Geithner, nesta sexta-feira.

"Eu acho que se olharmos para a previsão do Fed e o consenso dos analistas privados, as pessoas estão bem agrupadas nessa área, mas isso ainda depende do desempenho mundial. Ainda estamos consertando os danos causados pela crise financeira", disse Geithner ao Fórum Econômico Mundial em Davos.

"Além disso, enfrentamos um mundo mais desafiador. Temos muitos desafios à frente nos Estados Unidos."

Essa última frase dita por Geithner é muito esclarecedora e reside nela uma verdade absoluta. O mundo hoje é desafiador e não admite avançar, se a base em que nos sustentamos e apoiamos não é segura o suficiente para darmos passos mais largos. O mundo atual é muito perigoso e imprevisível.   

siga no Twitter e no Facebook o blog Dom Severino (severino-neto.blogspot.com) @domseverino

Nenhum comentário: