sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

A região NE continua ocupando o último vagão de uma locomotiva chamada Brasil

Nenhum estado da região Nordeste é apontado pela revisa inglesa The Economist, com boas perspectivas de investimentos. Todos os seis estados apontados por essa revista de economia estão localizados nas regiões Sul e Sudeste. São eles: São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Paraná e Minas Gerais.

Dos oitos quesitos analisados, quatro deles merecem destaque: Inovação, infraestrutura, sustentabilidade e ambiente político. O que retira dos estados da região Nordeste, qualquer possibilidade deles virem a competir com os estados citados acima.

Em inovação Santa Catarina, São Paulo e Rio de Janeiro estão entre os cinco primeiro colocados. Em comum, esses três estados apresentam forte investimento em ensino técnico e universitário, o que reduz a dependência federal, frequente na maioria das unidades.

Nesse ranking, o estado do Pará surpreende, ao deixar o último lugar e aparecer em 12º. Como sempre, os estados da região Nordeste, incluindo Pernambuco, o estado nordestino que mais recebeu investimentos do governo federal, sob o presidente Luís Inácio Lula da Silva.  

O crescimento desigual do Brasil acaba boicotando o desenvolvimento e provocando um verdadeiro êxodo das regiões menos desenvolvidas para os centros mais desenvolvidos, o que provoca o aumento da violência, toda vez que obras de grande porte são desativadas. 

Nenhum comentário: