terça-feira, 5 de março de 2013

Ilha dos Lençóis: o Maranhão encantado


Lendas e encantarias sobre a Ilha de Lençóis


A Ilha dos Lençóis faz parte do Parque Estadual Marinho do Parcel do Manuel Luís, criado vem 1991 com o objetivo de preservar sua fauna e flora, com uma vista exuberante e muitas lendas e encantarias e fica localizada no município de Cururupu.

“Segundo a lenda, o Rei de Portugal Dom Sebastião, que desapareceu na luta contra os Mouros na batalha de Alcácer-Quibir (1578), vive na Ilha de Lençóis na forma de um touro encantado em seu palácio de cristal, aparecendo nas noites de lua cheia à espera de alguém corajoso para desencantá-lo. A lenda é tão forte no imaginário popular que os moradores construíram com ajuda dos pesquisadores que visitam o local um memorial em homenagem ao Rei Dom Sebastião. O espaço é motivo de orgulho para os moradores e virou ponto turístico”. 

“O reino de Dom Sebastião está oculto no fundo do mar, próximo aquela ilha. O rei vive em seu palácio submerso e seu navio nunca encontra a rota para Portugal. Dizem que nas noites de sexta-feira dom Sebastião aparece na praia na forma de um touro negro, com uma estrela de ouro na testa. Se alguém conseguir atingir a estrela e ferir o touro, o reino será desencantado, a cidade de São Luís irá submergir e aparecerá uma cidade encantada com os tesouros do rei.” 

Curiosidade

A Ilha de Lençóis é formada na sua maioria por pessoas albinas. Estudiosos afirmam que por seu uma população pequena e isolada, existe pouca variação genética.

Um comentário:

Anônimo disse...

MINHA TERRA, MUITO ORGULHO... SÃO MEUS AVÓS NA FOTO DE CIMA!