terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

O professor deve ser um guia e orientador

“Um professor incrível é o que conhece o assunto, mas passa ao aluno ferramentas para que ele descubra o conhecimento por si só. Um bom professor na realidade é um ótimo guia”. (Salman Khan)

No Brasil, nós ainda cultivamos a idéia de que um professor é aquele que domina muito o assunto. O que é muito importante, mas não leva o educando a questionar os métodos de ensino empregados e a buscar o conhecimento pelo sua própria iniciativa. Isso nos ensino fundamental e médio. Já na faculdade, o estudante deixa de ter uma maneira passiva e mecânica, como costuma ocorrer nos ciclos anteriores. Mas, essa autonomia que o estudante do terceiro grau tem, deveria começar no primeiro e segundo graus.

O papel fundamental do professor não é do sabe tudo e praticar a educação bancária, mas o de conduzir os alunos a descobrirem as vias para como adquirir conhecimento sem ter que apelar permanentemente ao educador.

O professor tem que primeiro ensinar e convencer o seu aluno de que a aprendizagem é uma tarefa eminentemente pessoal; tem de se transformar num estudioso que encontra no ensino escolar não um ponto de chegada, mas um limiar a partir do qual constitui toda uma atividade de estudo e pesquisa.   

O educador tem que fornecer ao educando régua e compasso, o que irá permitir ao aprendiz a se interessar pela pesquisa e a ampliação dos seus horizontes e a caminhar com os seus próprios pés.

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