sexta-feira, 18 de abril de 2014

A CODEVASF no PI e MA não cumpre a sua principal finalidade

A principal finalidade da Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco (Codevasf), o nome original dessa empresa de fomento que através da Lei Nº 9.954 de 6 de janeiro de 2000, teve sua área de atuação ampliada com a incorporação das  bacias do rio Parnaíba e, pela Lei Nº 12.196, com a inclusão das bacias dos rios Itapecuru e Mearim é promover o desenvolvimento econômico dessas duas regiões do país.

A Codevasf é uma empresa pública, vinculada ao Ministério da Integração Nacional, que promove o desenvolvimento e a revitalização das bacias dos rios São Francisco, Parnaíba, Itapecuru e Mearim, com a utilização sustentável dos recursos naturais e estruturação de atividades produtivas para a inclusão econômica e social.

Se a ideia original que levou à criação dessa companhia foi aplicada na bacia do rio São Francisco, o mesmo não podemos dizer sobre as outras bacias, porque nos rios Parnaíba, Itapecuru e Mearim não existem nenhum grande projeto de agricultura e fruticultura irrigada, como existe no vale do rio São Francisco, uma região que foi transformada numa grande produtora e exportadora de uvas e vinhos.

Nos estados do Piauí e Maranhão a Codevasf só marca a sua presença, construindo fossas e calçamentos, o que convenhamos, não é a sua principal finalidade.

Em TemPo:


O ideal seria a criação de uma companhia de desenvolvimento das bacias do Parnaíba, Gurguéia, Itapecuru e Mearim. Fica a sugestão.

Siga o blog Dom Severino no Twitter e no Facebook

Nenhum comentário: