quinta-feira, 26 de junho de 2014

A ascensão 'sem queda' de um ícone da politica nacional

José Sarney que ocupa a cadeira 38 da ABL
O maranhense José Sarney, o brasileiro com a carreira mais longa e polêmica da história política deste país, acaba de anunciar a sua aposentadoria ao final deste seu mandato. José Sarney que nunca conheceu uma derrota pessoal, desde que começou a sua vida pública nos anos 50. José Sarney que toda vez que os seus adversários anunciaram a sua queda, ele caiu pra cima.

A história de José Sarney não admite meio termo: pois quando ele não é tratado como um Deus da política é tratado como Diabo; o político que encarnou o espírito do maquiavelismo do ponto de vista do realismo político.

José Sarney que aos 84 anos ao anunciar a sua aposentadoria, os seus críticos contumazes, sem levar em consideração os seus quase 65 anos de carreia política, logo saíram a campo para darem como sendo essa sua desistência da disputa por um novo mandato, o fim de um ícone da política nacional. Quando todos eles deveriam reconhecer na atitude desse homem de 84 anos, o seu direito sagrado e humano ao recolhimento e a dedicação exclusiva a sua esposa que requer cuidados especiais.   

José Sarney um homem público que desde que assumiu uma cadeira na Câmara Federal em 1954 como suplente, de lá pra cá, nunca conheceu uma derrota. Sendo eleito várias vezes deputado federal, senador, governador e presidente da república. Foi eleito quatro vezes presidente do Senado. 

Uma carreira que seria considerada brilhante se Sarney fosse um político do Rio Grande do Sul, assim como Pedro Simon que ao anunciar também o seu desejo se aposentar foi tratado com distinção e muito respeito. Simon merece todo nosso respeito, mas não podemos esquecer que ele é um político brasileiro e como tal deve ter também os seus pecadilhos. O maior pecado de José Sarney é ser um político de rara inteligência e elevado sendo de oportunidade.    

Siga o blog Dom Severino no Twitter e no Facebook e no PortalAz

Nenhum comentário: