quarta-feira, 4 de junho de 2014

Antiga estrada de Ferro São Luis-Teresina foi abandonada

Locomotiva da Estrada de Ferro Carajás
O Brasil nunca poderá vir a ser um país de primeiro mundo, haja vista, as inversões de prioridades que os nossos homens públicos (gestores) fazem.

o transporte ferroviário é uma parte fundamental da cadeia logística que facilita as trocas comerciais e o crescimento econômico de um país. É um meio de transporte com uma elevada capacidade de carga e energeticamente eficiente, embora careça de flexibilidade e ai entra o transporte intermodal (marítimo, rodoviário, aéreo e ferroviário). A esse tipo de transporte foi atribuído o desenvolvimento dos EUA cuja malha ferroviária é a mais extensa do mundo, com cerca de 226,612 mil quilômetros (da dos de 2005). Isso explica em parte o desenvolvimento da nação norte-americana e o subdesenvolvimento brasileiro.

Os estados do Maranhão e Piauí que eram ligados semanalmente pelos trens de transporte de passageiros e cargas, através da antiga Estrada de Ferro São Luis-Teresina, hoje Ferrovia Transnordestina, só é utilizada para o transporte de derivados de petróleo, assim mesmo de maneira precária.

Essa é a locomotiva que ainda trafega entre SLZ e THE 
Toda Soja produzida no estado do Piauí chegaria por um preço bem mais atraente nos EUA, China e Europa se os seus exportadores utilizassem essa ferrovia.     

Mas o que fizeram com essa ferrovia não permite que ela seja usada para o escoamento da produção de commodities piauienses, dado as péssimas condições dessa ferrovia que usa locomotivas com mais de 50 anos e a estrada ainda e  bitola é  0,60 m, 0,76m, 1,00 m e 1,60 m,  enquanto a bitola da Ferrovia dos Carajás é 1.600 m. A velocidade da locomotiva da EFC atinge 132 km/h, enquanto que a locomotiva da Ferrovia Transnordestina, se muito atinge 50 km/h.          

A antiga estação ferroviária do município de Codó acaba de ser transformada num Complexo Ferroviário pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e o Ministério da Cultura (MinC), após ser essa estação restaurada, com o objetivo de preservar a memória ferroviária do estado do Maranhão e por ter a hoje Ferrovia Transnordestina perdido importância.

Esta é a Estação Museu de Codó (MA)

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2 comentários:

Unknown disse...

Fotos sem nenhuma referência e texto sem nenhuna relevância para pesquisas.

Unknown disse...

Fotos sem nenhuma referência e texto sem nenhuna relevância para pesquisas.