Locomotiva da Estrada de Ferro Carajás |
O Brasil nunca poderá vir a ser um país de primeiro mundo, haja vista,
as inversões de prioridades que os nossos homens públicos (gestores) fazem.
o transporte ferroviário é uma parte fundamental da cadeia logística que
facilita as trocas comerciais e o crescimento econômico de um país. É um meio
de transporte com uma elevada capacidade de carga e energeticamente eficiente,
embora careça de flexibilidade e ai entra o transporte intermodal (marítimo,
rodoviário, aéreo e ferroviário). A esse tipo de transporte foi atribuído
o desenvolvimento dos EUA cuja malha ferroviária é a
mais extensa do mundo, com cerca de 226,612 mil quilômetros (da dos de 2005). Isso explica
em parte o desenvolvimento da nação norte-americana e o subdesenvolvimento
brasileiro.
Os estados do Maranhão e Piauí que eram ligados semanalmente pelos trens
de transporte de passageiros e cargas, através da antiga Estrada de Ferro São
Luis-Teresina, hoje Ferrovia Transnordestina, só é utilizada para o transporte
de derivados de petróleo, assim mesmo de maneira precária.
Essa é a locomotiva que ainda trafega entre SLZ e THE |
Toda Soja produzida no estado do Piauí chegaria por um preço bem mais
atraente nos EUA, China e Europa se os seus exportadores utilizassem essa
ferrovia.
Mas o que fizeram com essa ferrovia não permite que ela seja usada para
o escoamento da produção de commodities piauienses, dado as péssimas condições
dessa ferrovia que usa locomotivas com mais de 50 anos e a estrada ainda
e bitola é 0,60 m, 0,76m, 1,00 m e 1,60 m, enquanto
a bitola da Ferrovia dos Carajás é 1.600 m. A velocidade da locomotiva da EFC
atinge 132 km/h, enquanto que a locomotiva da Ferrovia Transnordestina, se
muito atinge 50 km/h.
A antiga estação ferroviária do município de Codó acaba de ser
transformada num Complexo Ferroviário pelo Instituto do Patrimônio Histórico e
Artístico Nacional (IPHAN) e o Ministério da Cultura (MinC), após ser essa
estação restaurada, com o objetivo de preservar a memória ferroviária do estado
do Maranhão e por ter a hoje Ferrovia Transnordestina perdido importância.
Esta é a Estação Museu de Codó (MA) Siga o blog Dom Severino no Twitter e no Facebook e no PortalAz |
2 comentários:
Fotos sem nenhuma referência e texto sem nenhuna relevância para pesquisas.
Fotos sem nenhuma referência e texto sem nenhuna relevância para pesquisas.
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