domingo, 21 de dezembro de 2014

Toda condenação deve ser exemplar.

O castigo imposto aos chamados agentes privados do Mensalão foi 'draconiano', diz ministro do STF.

Se com um castigo 'draconiano', os bandidos no Brasil continuam desafiando a justiça e sofisticando as suas ações, o que se pode esperar de um castigo 'suave, do tipo que o criminoso cumpre pena em casa ou no regime semi aberto'? A triplicação do numero de corruptos, de bandidos. Bandidos é o verdadeiro termo que define o marginal, quem rouba, porque corrupto é um eufemismo usado para proteger os bandidos procedentes das nossas elites. Todo corrupto deveria receber como castigo pelos seus atos pensados, planejados e executados, a pena de morte, porque insisto na tese de que o corrupto, ao contrário do criminoso comum, mata no 'atacado' ao roubar recursos que seriam destinados à construção de hospitais, postos de saúde, escolas e creches.

Os abandonados pelo sistema político

A política dá prestigio, poder, dinheiro e fama, mas ela também toma. Há dois anos, o ex-governador do estado do Piauí, o médico Wilson Martins era festejado e endeusado pela mídia, que via de regra é dependente do governante de plantão. Ai veio a renuncia de Wilson Martins do governo e a partir dai ele começou a experimentar o ostracismo. Ainda fora da realidade, esse ex-governador se lança candidato ao Senado e sofre a mais humilhante derrota já sofrida por um político do estado do Piauí. O mesmo pode ser dito do ex-prefeito, Silvio Mendes, que desde que se reelegeu prefeito de Teresina e após renunciar ao seu mandato, só tem experimentado derrotas. Derrotado como candidato ao governo do estado em 2010 e derrotado como candidato a vice-governador em 2014.

Vitória enganosa

Certas vitórias levam o vitorioso a pensar e a se julgar um grande líder. Esse é o caso do ex-prefeito Elmano Férrer que se elegeu senador em função de uma conjuntura política, quando contou com a repetição da ‘onda vermelha’, o apoio de três senadores e o desgaste monumental da imagem do ex-governador Wilson Martins - que era mais do que evidente. Isso quer dizer que a vitória de Elmano Férrer não pode ser computada como sendo uma vitória pessoal desse ex-prefeito - que gastou com publicidade muito mais do que com a realização de obras necessárias e urgentes.  

As mulheres estão em alta no Piauí


A eleição da deputada estadual Margarete Coelho (PP), vice-governadora do estado do Piauí, numa eleição onde essa parlamentar desempenhou um papel importante na campanha ao avalizar com o seu enorme prestígio a candidatura de Wellington Dias, um político que realizou dois governos com desempenho sofríveis, o que poderia ter sido explorado pelos seus adversários; serviu para colocar as mulheres piauienses num lugar de destaque na cena política deste estado. 

A vereadora Graça Amorim que na eleição de 2012 foi a mais votada vereadora na capital é um nome em grande ascensão, sobretudo, porque ela reúne qualidades que nenhuma outra mulher reúne, ou seja, carisma, discurso com grande apelo popular, disponibilidade para trabalhar e uma facilidade muito grande em se identificar com todas as camadas sociais sem fazer esforço. Podemos afirmam sem medo de errar que Graça Amorim é na atualidade a maior liderança política de Teresina. A vereadora Graça Amorim 'gosta de gente e se interessa pelas pessoas'. Ela é sincera e age sempre naturalmente. Isso que dizer que ela não faz tipo.

Siga o blog Dom Severino no Twitter, no Facebook e no Portalaz  

Nenhum comentário: