domingo, 8 de março de 2015

Impressões sobre a cidade de Oeiras

Hotel de alto padrão da bandeira SESC


O que mais me impressionou ao conhecer a cidade de Oeiras, a primeira capital do estado do Piauí, foi o colorido
dessa importante cidade histórica piauiense. Uma cidade de cores vivas e intensas que dão um brilho e toque especial a uma cidade que pelo seu rico acervo histórico prende de saída a atenção do seu visitante.

A sede do município de Oeiras é bem organizada e muito bem cuidada, com ruas limpas, um transito disciplinado e quando a rua não é revestida por uma camada asfáltica, ela é revestida por paralelepípedos, que de tão bem assentados dispensa a camada asfáltica que se por um lado protege os veículos, por outro lado acumula calor que ajuda a tornar essa cidade muito mais quente.

A cidade de Oeiras é muito bem servida por uma rede hoteleira, que inclui o recém inaugurado Hotel do SESC de alto padrão e de nível cinco estrelas.

A cidade de Oeiras impressiona pela preservação do seu principal sítio histórico e pela sua excelente localização, com destaque para o Morro da Cruz de onde podemos ter uma visão panorâmica da cidade de quase 360 graus.

Com o seu enorme potencial turístico, o município de Oeiras pode ser incluído num amplo programa de divulgação do estado do Piauí do qual devem constar os parques da Serra da Capivara, Serra das Confusões, Sete Cidades e o Delta do Parnaíba.

Segundo  contatos mantidos com pessoas naturais de Oeiras, a  preservação da riqueza arquitetônica dessa cidade se deve ao elevado nível cultural e fundamentalmente ao sentimento de pertencimento que cada cidadão deste município sente pela cidade, sendo oeirense ou não. O paulista Joca Oeiras que se encantou e se apaixonou por Oeiras encarna muito bem esse espírito. O espírito de alguém que se descobre apaixonado pela primeira capital; de tal modo que não consegue mais viver longe dela.

O sentimento religioso é outra forte característica do cidadão oeirense - que se manifesta no grande número de templos religiosos, com predominância dos templos católicos. O monumento erigido para homenagear nossa senhora da Vitória e a Catedral simbolizam a fé de um povo que é católico por convicção  e tradição. 

Eu fui apresentado ao município de Oeiras pelo bancário aposentado e empresário  do ramo da construção civil, Vicente Mendes Freitas, um oeirense de quatro costados. 

Nenhum comentário: