terça-feira, 29 de setembro de 2015

Dilma Rousseff reina e o PMDB governa



Desde a Nova República, que o PMDB governa este país. Ocorre que como o PMDB, desde o governo José Sarney é o partido com as maiores bancadas no Congresso Nacional, tanto o PSDB como o PT, sempre foram reféns de um partido que se divide para governar. Agora mesmo, a presidenta Dilma Rousseff consciente de que sem o apoio desse partido poderá vir a sofrer o impeachment para salvar o seu governo vai fazer uma reforma ministerial que reduz o número de ministérios, mas em contrapartida aumentar o número de secretarias com status de ministério só para contemplar os caciques peemedebistas – que só lhe emprestarão apoio em troca da destinação de mais ministérios para o PMDB. Mais precisamente, sete ministérios. Isso foi ofertado.

Do governo Sarney até o presente momento só houve um pequeno interregno no bem sucedido projeto de poder do Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) que foi o breve governo de Fernando Collor de Mello que por falta de experiência, somada com uma forte dosagem de arrogância, fez com que esse político alagoano viesse a sofrer o impeachment. Os presidentes Fernando Henrique Cardoso e Lula não quiseram pagar pra ver e acabaram concluindo os seus dois mandatos em que pese o ambiente favorável, tanto num como no outro governo para que um processo de impeachment fosse instalado.

O PT ao chegar ao poder respaldo por uma votação consagradora que elegeu Lula presidente da república teve a grande chance de promover uma ruptura com o passado, mas preferiu aliar-se aos coronéis da política nacional, para governar este país no mínimo anos. O que quase conseguiu, mas a velha política acabou sabotando o projeto de poder do PT.  

Siga no  Twitter, no Facebook e no Portalaz ao blog Dom Severino

Nenhum comentário: