domingo, 19 de junho de 2016

Bumba Meu Boi do MA: a festa mais extensa, bonita e rica em cores





Sua majestade, o boi
A linda cabocla de pena
Boi Barrica. O Bumba Meu Boi estilizado
Amo mirim de Bumba Meu Boi
O São João do Maranhão: uma festa bonita, rica em cores, toadas, sotaques, cultura e de gente bonita.

Bumba Meu Boi é a festa mais marcante da cultura popular do Maranhão. Em homenagem ao protetor do auto, São João, a festa acontece principalmente entre os meses de junho e julho, mas há muitos eventos fora de época que ocorrem durante todo o ano. Uma semana depois do fim do estejo de São João, o município de São José de Rimabr realzia o Lava-bois, um tipo de festa junina fora de época.

A tradição surgiu no século XVIII e ainda hoje envolve a população de São Luís, da região do Munim e da Baixada Maranhense e que durante as festividades, ocupa todos os bairros da capital e os shoppings centers. Grupos de todo o estado se reúnem, dançando e cantando noite adentro.

O Bumba-meu-boi é uma festa democrática, que envolve pessoas de todas as idades e extratos sociais. 

O enredo do Bumba-meu-boi conta a história de Pai Francisco, um escravo que, para saciar o desejo de sua esposa grávida por uma língua de boi, mata o gado de estimação do senhor da fazenda. Percebendo a morte do boi, o senhor convoca pajés e curandeiras para ressuscitar o animal. O boi volta à vida e a comunidade festeja.

Essa história é um retrato das relações sociais e econômicas vigentes naquela região no período colonial. O nordeste brasileiro vivia da monocultura e da criação de gado, apoiando-se em um regime de escravidão.

Nenhum comentário: