quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

A Alemanha vai tentar ocupar espaço no Acordo Transpacífico


A Alemanha está de olhos postos no Oriente, depois de Donald Trump ter retirado os Estados Unidos do Acordo de Associação Transpacífico, TPP em inglês.

Segundo Sigmar Gabriel, Berlim vai aproveitar as novas oportunidades comerciais na América do Sul e nos países membros da Associação de Nações do Sudeste Asiático (ASEAN).

O vice-chanceler e ministro alemão da Economia adianta: “Se um presidente americano inicia um conflito comercial, eu não falaria de guerra comercial, com os países asiáticos e a China. Claro, vamos aconselhar a Europa a dizer aos países da ASEAN, à China e à Índia que “queremos ser parceiros comerciais justos”. Pedimos o mesmo à China, mas devemos aproveitar as oportunidades e portas que se abrem”.

Cerca de 10% das exportações alemãs têm como destino os Estados Unidos e, segundo Gabriel, a indústria deve manter-se confiante face à política protecionista norte-americana.

Mas perante a ameaça de uma subida das taxas aduaneiras para carros importados, que pode afetar a Volkswagen, o vice-chanceler retaliou, dizendo: “Os Estados Unidos têm de produzir melhores veículos”. Com Euronews

Nenhum comentário: