sábado, 13 de maio de 2017

Nós somos órfãos dos governos federal, estadual e municipal




No Brasil o sujeito(a) se elege não é para servir, mas para ser servido e se servir”. (Tomazia Arouche)  

Os piauienses que habitam a região Sudeste do estado do Piauí são órfãos dos governos federal, estadual e municipal. Isso quer dizer que as ações desses governos não chegam no Brasil profundo e nos grotões. Ocorre que os serviços de saúde, educação, estrada e segurança oferecidos aos brasileiros desta região do país, são os piores de todo o país. Pior até do que esses serviços oferecidos nos longínquos municípios de Sena Madureira no estado do Acre, Benjamin Constant no estado do Amazonas, Pacaraima no estado de Roraima e Cabixi no estado de Rondônia.

No município de São Raimundo Nonato, onde encontra-se localizado o Parque Nacional da Serra da Capivara, por exemplo, os serviços públicos de saúde, educação, estrada e segurança são comparados aos serviços ofertados às populações desses municípios nortistas, citados acima.

Nos quesitos educação, saúde, estrada e segurança - os municípios da microrregião de São Raimundo Nonato tem um atendimento sofrível, para dizer o mínimo; e o que é ainda mais grave, é a péssima qualidade da representação dos municípios que compreendem essa microrregião, na Assembleia Legislativa e no Congresso Nacional.

A maioria dos municípios que formam o território Serra da Capivara se ligam a outros municípios por estradas carroçáveis. Diz-se de estradas próprias para carroças. O hospital Regional Senador Candido Ferraz, como o próprio nome sugere, foi concebido e criado para atender toda essa região, mas atende mal e porcamente, porque não dispõe  sequer de uma Unidade de Tratamento Intensivo (UTI). A segurança pública padece de um mal que é não dispor de um serviço de inteligência de excelente qualidade. Nesse caso particular, esse problema não é localizado, mas uma carência em todo o estado.   

A distância em linha reta entre São Raimundo Nonato e Guaribas (ambas no Piauí) é de 115km. Leva-se três horas para ir-se de São Raimundo Nonato a Guaribas.



Nenhum comentário: