segunda-feira, 12 de junho de 2017

Bumba Meu Boi de Axixá - Cultura Maranhense



O Boi de Axixá, foi fundado em 01/01/1959, por Francisco Naiva, não por pagamento de promessa, mas por amor à brincadeira, à cultura popular. Era composto pelos personagens soldados, caboclos de flecha, índios e campeadores.
As mulheres eram proibidas de brincar. Depois os índios e soldados saíram e elas foram inseridas, também como índias, sendo assim até a atualidade.
Por se tratar de ser um dos percussores do Bumba-meu-boi de Orquestra no Maranhão, o Boi de Axixá, segue tradicionalmente o ciclo da manifestação, ensaios, batismo, apresentação e morte. Envolvendo comunidades do município de Axixá e de São Luís, MA.
Como é considerado um dos principais representantes da cultura popular, o Bumba-meu-boi de Axixá, não se apresenta somente para contratantes com poder aquisitivo alto, apresenta-se sem cobrar em diversos arraiais, igrejas e comunidades carentes, a fim de promover o acesso e contato de pessoas menos favorecidas à cultura popular, visto que seus brincantes, desde sua fundação, também são pessoas simples que amam o Boi de Axixá.

Nenhum comentário: