sexta-feira, 23 de junho de 2017

PMDB e PSDB: irmãos siameses?

Barco num mar turbulento e à deriva

Os gêmeos siameses, também chamados de gêmeos xifópagos ou gêmeos conjugados, são gêmeos unidos em alguma região do corpo. Portanto, nesses casos, a anatomia retoma e tenta explicar a embriologia. Existem diferentes junções e cada uma possui suas próprias individualidades. Não há uma única resposta para a causa de todas as ocorrências de gêmeos conjugados.

O PSDB está muito mais para uma costela do PMDB, do que para irmãos siameses, uma vez que o partido do presidente Temer nasceu primeiro e o PSDB foi criado em 1988, a partir de uma dissidência do PMDB que se revoltou contra o governo Sarney.

Como o PMDB está no DNA do PSDB é compreensível que esses dois partidos tenham algo em comum, como ficou bastante evidenciado na união desses dois partidos, para juntos lutarem para derrotar o segundo governo da presidenta Dilma Rousseff, o que acabou acontecendo.

Com o fim do governo Dilma Rousseff e com a assunção do PMDB ao poder, os tucanos Vislumbraram na chegada do seu aliado de primeira hora - na luta pelo impeachment da presidenta Dilma Rousseff, um atalho para voltarem ao poder em 2018, fazendo parte da base de sustentação do governo Temer. O que acabou se revelando um grande erro estratégico e fiasco, uma vez que o governo do peemedebista Temer fracassou e está levando de roldão os seus parceiros.

Nesse mar de incertezas em que navega este país, o PMDB e o PSDB navegam numa mesma embarcação avariada e à deriva.  

Nenhum comentário: